PJ do Maranhão retoma realização do CIFA

 

A Pastoral da Juventude do Regional Nordeste 5 (Maranhão) realizou entre os dias 12 a 15 de setembro a 1ª etapa do Curso Intensivo de Formação de Assessores/as (CIFA). O curso foi realizado na cidade de Santa Inês e contou com a participação de 69 cursistas das doze dioceses do regional, entre jovens e adultos, sendo quatro padres e duas freiras.

 

O CIFA, cuja primeira edição foi realizada nos anos de 1993 e 1994, constitui-se numa escola de formação voltada para capacitar pessoas para um melhor exercício do ministério da assessoria na Pastoral da Juventude. Após uma pausa em sua realização, a PJ do Maranhão decidiu pela sua retomada na última Assembleia Regional, realizada em 2010, também em Santa Inês.

  


Na manhã da sexta-feira (13) os/as cursistas foram convidados inicialmente a “lançarem um olhar global” sobre a Pastoral da Juventude com a facilitação do integrante da Comissão Regional de Assessores/as da PJ (CRAPJ), Joilson José Costa, engenheiro eletricista e educador popular, que ajudou o grupo a refletir brevemente sobre os objetivos, a missão, a identidade, a espiritualidade, a história e as opções pedagógicas e metodológicas da PJ.

 

Em seguida Dom Vilson Basso, bispo da diocese de Caxias, referencial da juventude no Regional Nordeste 5 e membro da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude da CNBB, ajudou os/as cursistas a refletiram sobre o ministério da assessoria, o papel e as qualidades do/a assessor/a de PJ. Além disso, a homilia da Celebração Eucarística abordou a mística do/a assessor/a de PJ, na qual, entre outras coisas, Dom Vilson enfatizou a necessidade do/a assessor/a de PJ “ser um homem, uma mulher de profunda intimidade com Deus”.

 

Na manhã do sábado (14) os/as cursistas refletiram sobre o Processo de Educação na Fé, com a facilitação de Fábio de Nazaré, formando em administração de empresas e integrante da CRAPJ, que através de uma dinâmica ajudou os/as cursistas a “se encontrarem” neste processo. Já na tarde deste dia a historiadora e também integrante da CRAPJ, Kátia Braga, ajudou o grupo a refletir sobre a cultura e a realidade juvenil nos tempos de hoje, condição essencial para uma eficaz evangelização.

 

Seguindo a tradição, esta 6ª edição do CIFA será realizada em três etapas presenciais, sendo as duas próximas em 2014, intercaladas por módulos à distância nos quais os/as cursistas aprofundarão os temas abordados nas etapas presenciais, além de outras atividades como a escrita de cartas pedagógicas, o acompanhamento de processos, leitura de livros e textos de referência e interação através de mídias sociais e videoconferências, contando com o acompanhamento da CRAPJ.

 

Autor: Joilson José Costa – Comissão Regional de Assessores/as da PJ

 

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.