Nota da Pastoral da Juventude sobre a pandemia do Coronavírus (Covid-19)

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele

(Lc 10,33-34)

A Pastoral da Juventude, solidária e preocupada com o combate ao Coronavírus (Covid-19), vem nesta nota repudiar veemente a atitude do presidente da República, que no dia 24 de março, em um pronunciamento oficial a todos os meios de comunicação, teve uma fala totalmente irresponsável e descolada dos órgãos oficiais de saúde. Em seu pronunciamento, Jair Bolsonaro rechaça todos os procedimentos de prevenção e de controle da disseminação da Covid-19, ao se referir ao afrouxamento das medidas propostas pelos governos.

Jair Bolsonaro age como se o momento não fosse de essencial urgência no controle de uma doença com grande facilidade de contágio, e que tem crescido de forma assustadora o número de casos confirmados por todo o País. Devemos ter consciência de que este tempo nos pede compromisso com a vida daqueles e daquelas que estão nos grupos de risco, das pessoas em situação de rua, com os mais pobres, a qual muitas vezes são negligenciados o direito de viver. Repudiamos qualquer posição que coloque a situação econômica do país acima da vida do povo, onde é urgente a criação de um sistema econômico inclusivo e solidário, que não deixa ninguém para trás, que não descarta nenhum dos nossos irmãos e irmãs.

A PJ quer reforçar a importância do cuidado e da prevenção, isto se torna essencial neste momento. É necessário, principalmente, cuidarmos da nossa higiene pessoal, lavando as mãos, cobrindo totalmente o rosto com os braços na hora de espirrar ou tossir. Devemos evitar aglomerações, adiando tudo e cancelando atividades que induzam a isso. É tempo também de pensarmos com prudência no cuidado das pessoas que estão nos grupos de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas e respiratórias), evitando o contato físico e principalmente contribuindo para que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) não entre em colapso. É muito importante ampliarmos ainda mais a defesa do SUS, que é referência internacional e patrimônio do povo brasileiro, com acesso universal e larga cobertura geográfica, contando com prevenção de doenças e promoção de saúde. Isso se dá com a conscientização e a ajuda de todos, seguindo as orientações dos órgãos de saúde.

Queremos também orientar todos os Grupos de Jovens que cancelem seus encontros, achando saídas virtuais para que o grupo se reúna. Podemos pensar em caminhos alternativos para rezar, celebrar, se formar enquanto grupo. Neste momento é importante que todos e todas, diante de cada realidade, necessidade e possibilidade, fiquem em casa, cuidando da família, cuidando da nossa saúde física e mental, e cultivando outros meios de estarmos juntos e juntas, na esperança que possamos nos encontrar no calor de cada abraço em breve.

Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude a passar este momento delicado da nossa história, guardando e protegendo aqueles e aquelas que estão em situação de vulnerabilidade. É tempo de cultivar a esperança, a solidariedade e a compaixão uns para com os outros!

Brasil, 26 de março de 2020.

Secretaria, Coordenação e Comissão Nacional de Assessores
Pastoral da Juventude

Clique aqui e baixe a nota em PDF e divulgue no seu grupo e nas suas redes.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.