PJ Lança cartilha pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

“Vamos dar as mãos, erguer as bandeiras,
vamos cirandar em defesa da vida das companheiras”

20191013_193649_0000 (1)A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil que acontece anualmente entre os dias 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta mobilização global é apoiada pela campanha do Secretário-Geral da ONU “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, com o objetivo de sensibilizar, galvanizar o ativismo e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo¹.

A Pastoral da Juventude, com a Campanha nacional de enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher, quer somar com essa importante ação e lança a cartilha Maria vai com as outras – 16 dias de ativismo pela vida das companheiras. Este material foi produzido pelo GT Nacional da Campanha, contando a história de várias Marias que sofreram violências. A cartilha quer educar, fazer refletir e levar à ação: devemos ser protagonistas no enfrentamento às violências!

Estamos lançando o material em duas versões. A primeira, em e-book pode ser divulgada nas redes sociais de todas as instancias da Pastoral. A segunda versão está em PDF pronta para a impressão em gráfica, caso os regionais e dioceses consigam fazê-la.

A proposta do material é ajudar na dinamização das ações dos 16 dias, ajudando a compreender os tipos de violência contra a mulher e como podemos agir, mulheres e homens. As Marias vão nos contando suas histórias e com elas vamos descobrindo cada situação de violência, cada uma com seu caso e desdobramento. Ao final de cada história uma sugestão de ação e o incentivo para transformação social.

No encerramento dos 16 dias a proposta é que tenhamos várias audiências públicas espalhadas pelo Brasil, para que possamos levar a Campanha e nossas ações a favor da vida das mulheres para serem debatidas e construídas também em nossos municípios. Então, o material também conta com uma ajuda para esta articulação.

 

 

#PelaVidaDasCompanheiras #PelaVidaDasMulheres #16diasDeAtivismo #16DdA
#PjeuAcredito #TeAprochegaNaPJ #SomosIgrejaJovem

 

¹Disponível em http://www.onumulheres.org.br/16dias.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.