Termina a 20ª turma do Curso de Afetividade e Sexualida

Com o tema “Opção Fundamental e Projeto de Vida”, a Casa da Juventude realizou, de 12 de 14 de setembro, a 6ª Etapa da 20ª edição do Curso de Afetividade e Sexualidade, contando com a participação de 23 jovens de várias regiões do país.

A atividade teve início na sexta-feira, com a acolhida aos/às cursistas, que chegaram cheios/as de expectativas, já que esta foi a última etapa da turma de 2008.

Para dar início ao entrosamento do grupo, foram resgatados os temas trabalhados no Curso de Afetividade e Sexualidade: nascimento, infância, adolescência, fase adulta, etc…, pensando e partilhando sobre o caminho percorrido. Ao final, o grupo fez uma oração celebrando o tempo de se assumir.

No sábado, os/as participantes assistiram ao filme “Amor sem fronteiras”, que traz a história de uma socialite americana, Sarah Jordan, que tem sua vida mudada completamente. Em um evento, ela testemunha um inflamado manifesto feito por Dr. Nick Calahan. Seu apelo em favor de crianças miseráveis sob seus cuidados transtorna Sarah. Atraída por Nick e sua causa, ela abandona sua vida protegida e junta-se a ele em sua luta para ajudar os campos de refugiados/as. À medida que o trabalho a leva a áreas instáveis, nas quais poucas pessoas se aventuraram e quase nenhuma sobreviveu, ela descobre que a cruel realidade em que se envolveu deflagra nela uma paixão por salvar vidas, mesmo pondo em risco a sua própria.

Após assistir ao filme, o grupo fez uma análise do mesmo, seguida de reflexão sobre o tema da etapa: opção fundamental e projeto de vida.

A opção fundamental é um processo em construção. Com ela sabemos o que queremos das nossas vidas, independente da idade, e com ela realizamos nosso projeto de vida. Um dos questionamentos realizados durante a etapa foi: até que ponto somos livres para fazer nossas escolhas, já que somos influenciados/as por uma sociedade de consumo. Além disso, se o indivíduo não possui sua opção fundamental elaborada, acaba sendo guiado por outras pessoas, que tomam as decisões pelo mesmo.

No sábado à noite, após os trabalhos e de uma celebração, todos/as participaram de uma confraternização de despedida, com música, comidas e dança. Ao final da etapa, os/as jovens fizeram a avaliação do curso, escrevendo uma carta contando sobre a experiência vivida, e receberam seus certificados.

Confira, abaixo, depoimentos dos/as jovens sobre o Curso de Afetividade e Sexualidade:

# Edvaldo Neves Vieira Júnior, 23 anos
“…Durante os meses em que participei do Curso de Afetividade e Sexualidade, pensei, repensei, construí, reconstruí conceitos, metas, objetivos e paradigmas… Como foi bom passar estes momentos no curso, quantas pessoas conheci, conversei e o quanto aprendi… Foram seis etapas; porém, aprendi mais do que em 23 anos. O curso significou renovação, força, clareza e empoderamento. Hoje tenho plena consciência de quem faz o meu futuro: sou eu mesmo, não é o mercado… Sei que tudo o que preciso está em mim, toda a força, todo o poder… Claro, sem esquecer que não vivo sozinho, por isso preciso da ajuda de outros/as. O que mais quero ter é uma ou várias causas para lutar. Tenho projetos, sonhos ainda não conquistados, mas que, em breve, serão alcançados… Tenho um objetivo que já alcancei e vou lutar até o fim, que é a felicidade. Como diz na agenda da CAJU: “Por causa da felicidade…”. Obrigada por tudo, por cada momento que, para mim, foi marcante e inesquecível. Obrigada a todos/as assessores/as…”

# Erica Gomes de Moraes, 27 anos
“…O curso serviu para abrir meus olhos e meu coração para a vida e para o mundo. Eu estava muito centrada em mim mesma. Aqui fiz novos amigos/as, aprendi a voltar a dar valor na vida e nas pessoas, voltei a confiar nos/as outros/as e a ter esperança para continuar e seguir em frente… Agradeço de coração à Casa pela oportunidade. Desejo tudo de bom para os/as monitores/as do curso: Divino, Rosângela, Divina, Shirley, Alciene, Gercilene, Luís, Eliane e todos/as funcionários/as da Casa que contribuíram para que o curso fosse objeto de transformação para mim e para todos/as. Obrigada!”

# Ueber Ribeiro Barboza, 24 anos
“…Logo no primeiro encontro do Curso de Afetividade, os/as assessores/as nos incitaram a pensar em coisas que eu raramente ou nunca havia parado para pensar. Isso foi acontecendo também nas outras etapas, buscando resgatar as fases da vida do ser humano. No geral, esse curso muito me ajudou, me fez repensar, fazer uma análise de conjuntura da minha vida. Hoje me conheço muito mais do que antes, tenho mais vontade de lutar, de buscar meus sonhos, de defender minha bandeira. Hoje sinto, penso e decido e, com toda certeza, posso dizer que sou agente de transformação e autor de minha própria história. O curso me ajudou a resgatar meus projetos para o futuro que haviam se perdido. Eu agora os reafirmei e o céu é o limite. Um mundo melhor é possível!”

# Ene da Silva de Souza, 25 anos

“…Quero falar sobre como foi bom participar do Curso de Afetividade e Sexualidade da CAJU. Na primeira etapa, foi interessante porque tivemos uma recepção e acolhida maravilhosa. O tema “relações interpessoais” me ajudou a amadurecer, com dinâmicas que me ensinaram a interagir e a ter mais discernimento. Já na 2ª etapa, “gestação e nascimento”, é como se eu estivesse nascendo de novo. Na 3ª etapa, com o tema “infância”, recordei muita coisa. Para mim, a fase mais difícil foi a 4ª etapa, com o tema “adolescência”. A etapa que mais me emocionou foi a 5ª, com o tema “pensar, sentir e querer”, mexeu muito com meu coração. A 6ª etapa, “travessia da vida”, foi prazerosa e interessante. As sensações foram de segurança e proteção. Esse curso ajudou muito em meu crescimento pessoal. Sinto que estou preparada para os desafios da vida. Esse é meu projeto de vida, ter força e coragem para encarar as dificuldades! Obrigada a todos/as assessores/as…”

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.