Atividades Permanentes

Todos os anos as Pastorais da Juventude realizam três Atividades Permanentes, que são parte de sua ação no cuidado com a vida da juventude, ao modo de Jesus de Nazaré, e do processo de formação integral que desenvolvem  com os/as sujeitos jovens. A Semana da Cidadania (SdC), a Semana do Estudante (SdE) e o Dia Nacional da Juventude (DNJ) são realizadas como um processo, por isso são organizadas a partir do planejamento das ações das Pastorais no ano e têm os/as jovens como protagonistas. São realizadas em sintonia com a Campanha da Fraternidade, com o Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude e com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. Nos últimos três anos organizam-se também em torno da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens. E no próximo triênio, começando agora em 2012, estão em sintonia com o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina.

As Atividades Permanentes ajudam a compor a agenda, com as motivações e os desafios importantes para as ações pastorais com/dos jovens, no ano. Elas são espaços e oportunidades de formação, conscientização e mobilização.

Em 2012, toda a ação pastoral com jovens no Brasil e na América Latina está convidada a caminhar na direção de Nazaré, o lugar bíblico do cuidado e do crescimento. Nas Atividades Permanentes deste ano encontramos várias formas de estar com Jesus em Nazaré. Neste caso, encontrar com Ele é também encontrar com a comunidade, com o grupo, com a família, com a cultura, com a religião, com as dores do povo, do planeta, com as lutas, as conquistas e os sonhos dos/as jovens.

Eixo das Atividades Permanentes das PJs 2012-2014

No Seminário de elaboração das Atividades Permanentes 2012, realizado em Belo Horizonte, MG, em novembro de 2011, atividade esta marcada por momentos de oração, de estudo, de debate e construção coletiva, onde definiu-se o eixo central das Atividades Permanentes das PJs para os próximos três anos. O eixo rezado e assumido para as Atividades Permanentes dos próximos anos (2012, 2013 e 2014) é:

A defesa da vida na construção da Civilização do Amor

Este eixo está inspirado na missão das Pastorais da Juventude no Brasil e no continente e dialoga com o desafio da Igreja no Brasil e na América Latina nos próximos anos no que diz respeito à evangelização da juventude.  A defesa da vida é o aspecto  central da ação evangelizadora das PJs e ao se realizar, aproxima de nós a Civilização do Amor, antecipando os sinais  do Reino, que só pode acontecer se a vida for prioridade e abundante. O eixo assumido dialoga também com a Jornada Mundial da Juventude 2013, com o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil da América Latina e com a celebração dos 50 anos Concílio Vaticano II.

Semana da Cidadania

Data: 14 a 21 de abril de 2012
Tema: Juventude e saúde alimentar
Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa

A SdC abordará o tema da saúde, com ênfase no direito à alimentação. Estes temas estão muito próximos da realidade de cada pessoa, que vive no campo ou na cidade. Comer é uma necessidade básica de todos/as nós. É também um direito social fundamental para nossa cidadania. Por isso, este tema nos propõe refletir o acesso que cada pessoa tem aos alimentos necessários; o modo como se produz os alimentos que consumimos; o cuidado com o planeta e com a vida das pessoas no processo de produção alimentícia; e a igualdade e a justiça no campo e na cidade.

Semana do Estudante

Data: 06 a 12 de agosto de 2012
Tema: Semana do Estudante – 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor
Lema: No caminho da história, a opção por uma educação libertadora

Com a SdE teremos a oportunidade de conversar sobre o modelo de educação que sonhamos. Em 2012, com a realização da décima Semana do Estudante, poderemos fazer memória histórica dos passos dados na construção da Civilização do Amor. Será uma oportunidade para refletir as opções no campo da educação e da sociedade e renovar os compromissos, para alimentar as utopias.

Dia Nacional da Juventude

Data: 28 de outubro de 2012
Tema: Juventude e Vida
Lema: Que vida vale a pena ser vivida?

O DNJ em 2012 e 2013 estará sob responsabilidade da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. As Pastorais da Juventude, por meio de seus secretários nacionais, acompanham e participam da Coordenação Nacional de Jovens (CEPJ) da CNBB, composta por pastorais, movimentos e novas comunidades.

Com a pergunta “que vida vale a pena ser vivida?”, poderemos refletir sobre a realização da vida plena, através de nossos projetos de vida pessoais e dos projetos de sociedade.

Enfim, que neste ano em que a Igreja celebra os 50 anos do Concílio Vaticano II, as Atividades Permanentes nos ajudem a entrar na mística de Nazaré, isto é, a estarmos dispostos a realizar a vida, comprometidos com o Reino, na simplicidade, na cultura, no cotidiano, na missão.

RESGATE HISTÓRICO DAS ATIVIDADES PERMANENTES

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress