PJ faz florescer no chão do Cariri

ANPJ

Poesia e Mística. Foi com base nessas duas palavras que a Ampliada Nacional da PJ elencou as prioridades para a ação pastoral do triênio 2017-2020. A deliberação aconteceu na quinta-feira (26), quando os e as jovens iniciaram o passo metodológico do “ver”.

O grupo, a partir da discussão das chamadas Galileias Juvenis, elencou várias propostas para se tornarem prioridades nos próximos anos dentro dos quatro eixos da Pastoral da Juventude: ação, formação, articulação e prioridade. Além disso, a Ampliada deliberou a escolha de uma quinta prioridade transversal.

O que mais chamou a atenção na escolha, segundo o delegado do Leste 2 (MG e ES), Higor Francisco, foi a leveza e poesia usada nas deliberações. Os e as jovens escolheram a partir da metáfora da flor: cada prioridade era uma pétala da grande flor. Após a escolha de cada prioridade por eixo, uma nova flor foi montada, desta vez com as cinco prioridades definitivas. “A construção das prioridades para a PJ Nacional foi um momento de aprofundamento nos nossos sonhos e angústias e sempre olhando para a base. Foram tantas propostas feitas pelos eixos, que me fazem acreditar num outro mundo possível”, ressaltou.

Para um dos membros da coordenação nacional da PJ, Deivisson Souza, que representa o regional Noroeste (RO, AC e sul do AM), a proposta será desafiadora e a ação de planejamento deve contribuir para que as prioridades cheguem nos grupos de jovens. “Espero que para os próximos anos possamos avançar para águas mais profundas, rompendo as barreiras que não acolhem, visitando as Galileias antes não visitadas e afirmando a nossa espiritualidade libertadora”, destacou.
A flor de prioridades será trabalhada em linhas de ação nos próximos passos da Ampliada. Os detalhes dessas deliberações, ainda em fase de sistematização, você confere no nosso site.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.