PJ do Regional Noroeste realiza IX ARPJ

 

Todas as (Arqui)Dioceses/Prelazia do Regional Noroeste da CNBB se reuniram em Porto Velho para a Nona Assembleia Regional da Pastoral da Juventude

 

A Nona Assembleia Regional da Pastoral da Juventude (IX ARPJ) se realizou nos dias 24 a 26 de maio com a presença de todas as (Arqui)Dioceses/Prelazia do Regional Noroeste da CNBB. Reunidos em Porto Velho os delegados e delegadas deliberaram a caminhada da PJ para os próximos anos. A partir de suas realidades, todos e todas foram convidados a pensar uma realidade maior; uma evangelização que está presente, em sua maior parte, em três estados (Acre, Rondônia e Sul do Amazonas), além de uma paróquia em terras matogrossenses.

Em meio a tanta diversidade e riqueza cultural, o caminho aponta para a Juventude, cheia de fé e esperança (tema: Juventude: fé e esperança no caminho). A ciranda dos povos nativos e das várias migrações que construíram esses povos, sempre tão marcados pela violência e espoliação, mas pela fé, esperança e riquezas culturais, contemplou o lema: Na ciranda da vida, reconhecer o Cristo nas diversidades. O Cristo, que é libertação, ilumina e “abre os olhos” para ver e viver a fé e a vida plenamente: Iluminação Bíblica: “Jesus, cheio de compaixão, tocou os olhos deles e imediatamente começaram a ver e o seguiram” (Mt 20,34).

Através de uma metodologia criativa e promotora de processos grupais para a construção das ações, a ARPJ chegou ao seu final com linhas de ação que perpassam três urgências das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), contemplando, ainda, os seis projetos nacionais. Estas três urgências, identificadas pela Coordenação Regional (CR) em fevereiro de 2012 como principais para a PJ, já vêm sendo trabalhadas desde então pelas Ampliadas Estaduais e são: Prioridade 1: Igreja em estado permanente de missão; Prioridade 2: Igreja: casa da iniciação à vida cristã; e Prioridade 3: Igreja: comunidade de comunidades.

A Assembleia também é eletiva. Os candidatos foram apresentação sábado à tarde: Luciano da Diocese de Ji-Paraná para a Secretaria; Aquiles da Diocese de Rio Branco e Eveline da Arquidiocese de Porto Velho para a Coordenação Nacional. Os delegados votaram e na linda Mística dos Mártires (ODJ com celebração eucarística) à noite, padre Silva, que é o atual Assessor Regional, apresentou o novo Secretário Regional: Luciano Santos Magalhães e a nova Coordenadora Nacional pelo Noroeste: Eveline Moerschbacher. A pessoa que irá compor a assessoria regional ainda deverá ser escolhida pelos bispos do Regional, apresentando-se a posteriori.

Foi concluída a ARPJ, um processo que começou em setembro de 2011 com a CR definindo tema, lema e iluminação bíblica e já deliberando os trabalhos de cada (Arqui)Diocese/Prelazia. Logo depois a realização das Ampliadas Estaduais em Rondônia (Set./2012), Amazonas (Jan./2013) e Acre (Mar./2013). E, perto da realização da ARPJ, os grupos de base fizeram estudo e vivência do Subsídio em Preparação para a IX ARPJ, disponibilizado impresso para todas as (Arqui)Dioceses/Prelazia (vide abaixo).

 

 

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.