Jovens mineiros realizam produção audiovisual

Visando o registro audiovisual do patrimônio histórico cultural de diferentes regiões do estado de Minas Gerais (Brasil), as ONG’s Contato e Fábrica do Futuro realizam até fevereiro de 2009 o Projeto "Cine Aberto – Cidades Digitais". O evento será lançado no dia 13 de agosto, às 14h, no Museu Abílio Barreto, na capital Belo Horizonte.

Através do uso de novas tecnologias móveis, o projeto Cine Aberto – Cidades Digitais é voltado para o registro do patrimônio histórico cultural mineiro. Foram, ao todo, 18 jovens selecionados para o projeto. Os participantes passarão por oficinas de formação audiovisual e em seguida irão aplicar as técnicas aprendidas para o registro do patrimônio histórico cultural de seis cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Cataguases, Diamantina, Ouro Preto, Congonhas e Itabira).

O projeto consiste em etapas, a primeira delas será o "Fórum BH", que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, na Associação Médica de Minas Gerais. Através de oficinas, debates e palestras, serão apresentados aos 18 jovens os mecanismos de pesquisa e a linha de atuação do projeto.

Em setembro acontece o "Fórum Cataguases" onde será definido os temas e o planejamento de filmagens. Após o segundo fórum os participantes retornarão para suas cidades para começar as pesquisas e mapeamento de cada região. Depois de preparado todo material de pesquisa e mapeamento, equipes de produção ajudarão a viabilizar e apoiar os jovens na realização dos registros locais até fevereiro de 2009.

O projeto Cine Aberto – Cidades Digitais é uma realização das ONG’s Contato (Belo Horizonte) e a Fábrica do Futuro (Cataguases) que trabalham em cima do tripé: juventude, novas tecnologias móveis e educação patrimonial. E conta com o patrocínio da Vivo através da Lei estadual de Incentivo à Cultura.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.