Encontro definirá criação da Rede Eclesial Pan-Amazônia

pan-amazniaDiversas entidades se reunirão em Brasília (DF) para propor a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM), com a finalidade de articular a presença e cooperação fraterna nos trabalhos de evangelização desenvolvidos na região amazônica. As atividades do encontro acontecerão de 9 a 12 de setembro. Representantes de 11 países e mais de 60 convidados pela organização do evento já confirmaram presença.

De acordo com os organizadores, a Rede Eclesial Pan-Amazônia possibilitará estabelecer diálogo com os envolvidos na Missão da Igreja na região.

Entidades que incentivam o testemunho e a presença missionária no território amazônico são responsáveis pela iniciativa. O encontro é organizado pelo Departamento de Justiça e Solidariedade (Dejusol) do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e pela Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio do Secretariado da América Latina e do Caribe da Caritas (Selacc), da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (Clar) e do Conselho Pontifício para a Justiça e Paz do Vaticano.

O projeto da REPAM tem como objetivo geral “lançar as bases de uma Rede Eclesial na região Pan-Amazônica a partir do diálogo, da articulação e da construção de um consenso sobre a missão da Igreja na Amazônia”, destaca o texto motivador do encontro. A iniciativa buscará incentivar, legitimar e consolidar um processo de articulação na região a curto, médio e longo prazos. Serão definidos pelas entidades dos países representados no encontro a meta principal da Rede, seus procedimentos e as principais estratégias, que podem levar à definição de responsabilidades, equipamentos, coordenação e uma agenda para o trabalho dos próximos anos.

Informações: amazonia@cnbb.org.br

Autor/Fonte: CNBB

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.