DNJ é comemorado em Alcobaça (Diocese de Teixeira/BA)

Aconteceu neste domingo – 13 de outubro, na cidade de Alcobaça o DNJ – Dia Nacional da Juventude reunindo todos os segmentos juvenis da Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas, onde estiveram presentes a juventude católica das comunidades rurais, ribeirinhos, indígenas, quilombolas e cidades do Extremo Sul da Bahia. O tema deste ano foi: “Juventude e missão” e o lema “Jovem: levanta-se, seja fermento”, objetivo é propor um caminho missionário para os jovens da igreja da diocese e todo Brasil. “No Novo testamento há dois modelos missionários que se completam. No primeiro modelo, apresentado em Mt 28, 16-20, Jesus envia seus apóstolos para fortalecer a consciência missionária, saindo ao encontro daqueles que não creem em Cristo. No segundo modelo, de Lc 4, 16-21, na sinagoga, Jesus fala da necessidade de responder adequadamente aos grandes problemas da sociedade na qual se está inserido. O desafio é trabalhar os dois modelos de maneira que se complementem, evitando assim o reducionismo”, diz o texto base.

O DNJ deste ano é especial. Com a realização, em julho, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil e devido à Campanha da Fraternidade 2013 ter como tema “Juventude e Fraternidade”, ele acontece com a missão de reafirmar essa relação próxima entre os jovens e a Igreja.

Na programação do DNJ Diocesano contou com as participações dos/as jovens das diversas paróquias, através das apresentações culturais, animação da Banda Raio de Luz, caminhada nas ruas da cidade com reflexões sobre e para juventudes, teve agitando a galera o Grupo Dom de Deus da Paróquia Imaculada Conceição – Teixeira de Freitas, após momento importantíssimo do evento a Celebração da Eucaristia com celebrante Dom Carlos Abertos (Bispo Diocesano) e padres da diocese.

O DNJ nasceu em 1985, tendo como tema “DNJ: construindo uma nova sociedade”. Desde então 28 edições já foram realizadas.

Neste ano 2013 no qual marcou o DNJ foi as participações de toda juventude católica, sendo acerca de 2000 jovens presentes e assim atingido as expectativas da coordenação. Estiveram presentes também as articulações e representantes das Ceb’s, PJR Extremo Sul Baiano, Comunidade O Caminho, Regasta-me, Enóis e outros.

A juventude ficou muito satisfeita e agradecida com todos que ajudaram na colaboração, organização e apoio do evento, estiveram envolvidos: Paróquia São Bernardo, Setor Juventude Diocesano, Pastoral da Juventude, Ministério Jovem-RCC, Instituições Religiosas e Paróquias da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.