DELEGAÇÕES JÁ CHEGAM AO ACRE PARA ENPJ

Às vésperas de iniciar o 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), cerca de 100 delegados, vindos de todos os quatro cantos do Brasil, já se encontram em terras acreanas para celebrar a festa do Bem Viver. Pelo menos 350 jovens ainda são esperados para participarem do 12 º Encontro Nacional da PJ, entre os dias 7 e 14 de janeiro, na Universidade Federal do Acre (UFAC).

Joive veio com ônibus junto à jovens do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Joive veio com ônibus junto à jovens do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Desde o dia 02 de janeiro, delegados e delegadas, assessores/as e coordenadores nacionais estão chegando na capital. Alguns delegados tiverem dificuldades no orçamento próprio para pagar a viagem e recorreram a venda de lanches para ajudar nas despesas, como foi o caso de Joice Gularte, da Diocese de Ji-Paraná – RO.

“Tivemos a ideia de fazer algo para custear as passagens, porém não sabíamos o que vender, então, o nosso coordenador paroquial deu a ideia da venda das pizzas, achamos legal pois a pessoa compraria a pizza e iria buscar ou nós entregaríamos, e com isso nós passamos mais ou menos 20 dias vendendo”, explicou ela, afirmando que outras quatro pessoas também foram beneficiadas.

Além do transporte aéreo, outro meio bastante utilizado para a chegada até o Acre foi o ônibus, que inclusive trouxe vários jovens do Sul do país. “Estamos indo ao Acre em um ônibus com quarenta e dois jovens, estando presentes o regional Sul 2 e o regional Sul 4”, explicou o delegado Vagner Rolim, da Diocese de Santa Maria – RS. Jovens do Regional Noroeste IV também vieram em caravana, alguns utilizando próprios recursos e com ajuda do governo do Estado do Piauí, que arcou com as despesas do ônibus.

Delegação do Piauí mostra ansiedade e animação
Delegação do Piauí mostra ansiedade e animação

O delegado Rafael Ribeiro, da diocese de Floriano, no Piauí, contou que conhecer as diferentes realidades juvenis do país é um dos objetivos que busca alcançar no Encontro. “Além de ter conhecimento, quero também beber novamente da fonte que nos tornam irmãos, nos tornam Txai” ressaltou. Já para o delegado Wilian Molina, da diocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a expectativa é de muita utopia, amor e vivência da partilha de cada momento com os demais delegados.

O Encontro Nacional da Pastoral da Juventude conta com cerca de 450 delegados que irão vivenciar todos os momentos preparados para celebrar a caminhada da PJ no Brasil. Eles levarão paras as suas respectivas dioceses todas as experiências a serem partilhadas na trilha da tão sonhada Civilização do Amor.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.