CrisJovem 2013: PJ de Salvador, 45 anos de Missão!

                  Fruto de muito suor, dedicação, esperança e amor. Assim pode se descrever o Crisjovem 2013, Dia Nacional da Juventude (DNJ), e também a história da Pastoral da Juventude (PJ) de Salvador. A 41ª edição do evento celebrou o legado do trabalho pioneiro do Pe. Mathon com a juventude soteropolitana, e que 5 anos mais tarde se espalharia pelo Brasil. Durante o dia, houve muita música, oração, recordação da história e uma verdadeira prova de entusiasmo da juventude no Colégio N.Sra da Assunção nos Barris.

            Iniciando pouco depois das 8h da manhã, o Crisjovem recordou o “apóstolo da juventude” que ajudou fundar vários grupos de jovens e comunidades nas paróquias de Salvador. Durante a manhã, também houve o “Altas Horas Pjoteiro”, versão do programa de televisão que contou um pouco da história da PJ e de seus representantes de forma dinâmica e bem participativa. Logo após aconteceu a Celebração Eucarística presidida por D. Gilson Andrade, bispo auxiliar de Salvador, e concelebrada pelos Padres João Pedro e Sérgio Ricardo, assistentes eclesiásticos da Juventude. Durante a missa, o bispo lembrou aos jovens que a história da PJ nesses 45 anos lembra que como dizia Madre Teresa de Calcutá “é preciso amar até morrer”. Reunidos em torno do altar, os jovens puderam renovar e fortalecer seu compromisso através da Eucaristia. Após a celebração, a Comissão Arquidiocesana da PJ homenageou a assessora Zoraide Moreira, recordando que ela esteve desde o início da fundação da Pastoral até hoje junto a Juventude. Também foi apresentada uma peça de teatro sobre a vida do Pe Pedro Mathon, encenada por jovens da Paróquia S. Paulo Apóstolo.

            Na parte da tarde, os jovens continuaram o encontro com muita festa, apresentações de dança, teatro com os grupos Evangelizart da Paroquia Nossa senhora das Candeias (Camaçari) e a comunidade Maranatá  alem do intervalão Musica espaço de muita descontração entre os grupos. Em seguida, aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Muita oração e agradecimento pelos frutos desses 45 anos marcaram este momento. Ali, como dizia Bruno Conceição, Secretário Regional da PJ NE 3, os jovens puderam estar mais perto do “mestre da PJ”.

            O Crisjovem foi encerrado com uma grande caminhada da Praça da Piedade à Praça Municipal, animada por um trio elétrico com a presença do Pe. Lázaro Muniz e da Banda Som de Jesus, da Paróquia São Gonçalo do Retiro. Durante o trajeto, foram lembrados projetos de Evangelização em favor da Juventude e lutas em defesa da vida, como a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Com muita empolgação, os jovens seguiram até a Praça Municipal, onde foi realizado o show “A Juventude Quer Viver” que encerrou a celebração do Crisjovem do 2013.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.