Somos igreja jovem, por dom Anuar Battisti

  Em seu artigo dominical publicado no principal jornal diário da região de Maringá (PR), o arcebispo dom Anuar Battisti fala sobre a realização do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) que teve início hoje na cidade. Em sua mensagem, o bispo acolhe os mais de 600 jovens vindos de todas as regiões do país recordando as palvras do Papa Bento XVI por ocasião da passagem do ano novo: "Queridos jovens, vós sois um dom precioso para a sociedade".





10 enpj



Confira na íntegra:



Com grande alegria, a Pastoral da Juventude do Brasil fará sua morada entre os dias 8 e 15 de janeiro aqui na nossa casa, a casa da Arquidiocese de Maringá – Regional Sul 2 da CNBB, pela primeira vez na região Sul. O Paraná acolhe os mais de 500 jovens nesta bela cidade canção. O 10º Encontro Nacional é um momento em que a Pastoral da Juventude (PJ), no seguimento a Jesus, se reúne para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. O encontro é realizado a cada 3 anos, reunindo jovens e assessores da PJ de todas as dioceses do Brasil.



Os jovens vindos das 268 arquidioceses e dioceses do nosso imenso País nesta semana vão celebrar a comunhão e a participação na caminhada de evangelização da juventude. Iluminados pela Palavra de Deus: "Tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim" (Jo 13,1); com o tema: 



"Somos Igreja Jovem, à luz da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE) e do Plano de Ação Pastoral da PJ"; embalados pelo lema: "Na Ciranda da vida, a nossa missão é amar sem medida", querem fazer deste encontro um grande grito em defesa da vida, no seguimento de Jesus, o Jovem de Nazaré.



O objetivo principal será: "Possibilitar um amplo olhar sobre a realidade juvenil brasileira, a partir dos grupos de base, do Plano de Ação da Pastoral da Juventude, para a missão, intervenção social e a construção da Civilização do Amor à luz do seguimento a Jesus de Nazaré, celebrando em sintonia com toda a Igreja, os 50 anos do Concílio Vaticano II".



Para que este objetivo se concretize, o 10º ENPJ se propõe a ser um espaço de encontro, de troca de experiências dos grupos e vida das lideranças, enquanto Igreja Jovem; celebrar e refletir sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil e do Projeto de Revitalização da PJ Latino Americana;assumir a caminhada da PJ para os próximos anos, tendo em vista seu plano de ação, missão e intervenção social, considerando a diversidade da realidade da juventude brasileira; analisar a conjuntura da defesa da vida da juventude a partir de seus espaços vitais; celebrar o Deus da vida para animar a missão de construir a civilização do amor.



Acolhendo essa juventude maravilhosa, faço minhas as palavras do Papa Bento XVI na sua mensagem para o dia 1º de janeiro deste ano: "Queridos jovens, vós sois um dom precioso para a sociedade. Diante das dificuldades, não vos deixeis invadir pelo desânimo nem vos abandoneis a falsas soluções, que frequentemente se apresentam como o caminho mais fácil para superar os problemas. 



Não tenhais medo de vos empenhar, de enfrentar a fadiga e o sacrifício, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Vivei com confiança, a vossa juventude e os anseios profundos que sentis de felicidade, verdade, beleza e amor verdadeiro. Vivei intensamente esta faze da vida, tão rica e cheia de entusiasmo". Bem vindos! Somos com vocês uma Igreja jovem!





Dom Anuar Battisti

Arcebispo de Maringá

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.