Santa Maria Madalena, a apostola e testemunha da ressurreição

 Santa Maria Madalena, a apostola e testemunha da ressurreição

“Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: 
“Eu vi o Senhor”.
E contou o que Jesus tinha dito” 

João 20, 18.

Hoje celebramos a festa de Santa Maria Madalena, a principal testemunha da Ressureição, aquela que entendeu a missão de Jesus, a Apóstola dos Apóstolos. É impossível contar a história da ressurreição sem citar ou falar de Maria de Magala, foi a primeira anunciadora de Jesus Ressuscitado.

Magdala era uma cidade pequena, bem próxima de Cafarnaum, na Galileia. Localizada às margens do grande Lago de Genesaré – também chamado “Mar da Galileia”, tinha na pesca sua atividade principal. Esta é a cidade natal de Maria Madalena, a “Maria de Magdala”, mulher de presença marcante ao lado de Jesus. Foi a discípula fiel do Mestre de Nazaré.

O inestimável legado desta mulher para o cristianismo ficou obscurecido por grandes equívocos históricos, ligados à cultura patriarcal vigente, sendo canonizada em 2016. No reverso disso, Maria de Magdala foi reconhecidamente alguém muito importante na primeira comunidade que se formou em torno de Jesus. Seguiu o Mestre desde a Galileia até Jerusalém, da missão à paixão e morte de cruz, conformando totalmente seu projeto de vida ao projeto do Reino de Deus. Foi a primeira pessoa a ver e a anunciar destemidamente a experiência de Jesus Ressuscitado.

Neste dia de festa, queremos nos aprofundar na vida, na missão e na profundidade de sua ação, que nos ensina a sermos cada vez mais fiéis ao seguimento e na construção do Reino de Deus, proposto por Jesus. Indicamos aqui textos que nos ajudam a celebrar e a conhecer a experiência profunda de Deus expressa em Santa Maria Madalena, apostola dos apóstolos, a discípula de Jesus.

Veja mais nos links:

Como forma de encantar e cantar esta festa de Santa Maria Madalena, compartilhamos a canção com letra de Mariana Souza e na voz e violão de Jessica Lenna da PJ Arquidiocese de São Paulo, Regional Sul 1. 

https://www.instagram.com/p/CC8wt8sAWyD/?utm_source=ig_embed&amp

Como Cristo chamou Madalena pelo nome: “Maria”, ele também nos chama para anunciar nas Galileias a boa nova!

Viva Santa Maria Madalena!

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress