PJs lançam subsídio para a Semana da Cidadania 2020

Há 25 anos a juventude das Pastorais da Juventude voz profética para denunciar as injustiças e anunciar a Boa Nova do Reino de Deus conscientizando e concretizando sonhos. Neste ano de 2020, com o tema “Juventude e a Ecologia Integral, em defesa da vida plena!”, mais uma vez seu grito se faz ouvir em defesa da vida e da justiça.

A ecologia integral, como lembra o Papa Francisco, “inclui um aspecto educativo” (QA 58). São hábitos nas pessoas e nos grupos que tem em vista o bem comum e não apenas a satisfação imediata, o lucro ou algum outro benefício pessoal. É a revolução da ternura! Assim se muda o mundo. Mais uma vez Semana da Cidadania quer conscientizar e fomentar atitudes concretas de solidariedade, de cuidado, de esperança. É o protagonismo juvenil dando continuidade à missão de Jesus que disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo10,10).

Nas mãos do/a jovem está o futuro que começa aqui e agora, que se faz caminhando passo a passo. Querido/a jovem! Ao tomar nas mãos este subsídio e comprometer-se com este projeto, deixe ressoar em sua mente, coração e mãos o convite do Papa Francisco: “Queridos jovens, por favor, não “olheis da sacada” a vida, entrai nela. Jesus não ficou na sacada, mergulhou… Não olheis da sacada a vida, mergulhai nela, como fez Jesus. Mas sobretudo, duma forma ou doutra, lutai pelo bem comum, sede servidores dos pobres, sede protagonistas da revolução da caridade e do serviço, capazes de resistir às patologias do individualismo consumista e superficial” (CV 174).

Que cada jovem comece por si a grande ciranda da transformação ouvindo o clamor da terra e do pobre (LS 49). Juntos na luta com o coração em prece tendo Jesus como modelo.

Ir. Valéria Andrade Leal
Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB

A Semana da Cidadania (SdC) enfatiza a dimensão sociopolítica e é parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJMP, PJ, PJR e PJE), sendo uma das atividades permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil. É uma ação do discipulado missionário de milhares de grupos de jovens e militantes organizados como Igreja nas comunidades, nas escolas, nos meios populares e nas comunidades rurais. É o exercício do anúncio evangélico de vida plena; anúncio engajado na realidade concreta dos sujeitos jovens, comprometido com a reparação das injustiças e com a construção da igualdade social, como sinais do Reino de Deus.

A Semana da Cidadania constitui parte de nosso compromisso apostólico de anunciar e construir vida plena. É um espaço para a convocação de novos grupos de jovens e para despertar para a vida comunitária e é nossa oportunidade, como jovens, de compor a história da construção dos nossos direitos.

Para melhor realizar a SdC 2020, as PJs construíram um subsídio que pode ser baixado na imagem abaixo.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.