PJ do Oeste 2 realiza seu 3º Encontro Regional, em Diamantina (MT)

“No poço da Samaria bebemos a mística da esperança em uma sociedade justa e fraterna: fazendo memória da Pastoral da Juventude.”

Durante os dias 18 e 19 de Julho, a Diocese de Diamantino foi o poço do III Encontro da Pastoral da Juventude Oeste 2. Aproximadamente 100 jovens de todo o regional estiveram presentes, fazendo memória da PJ e trazendo consigo inúmeras sedes. No ano de 2013 foi realizado o primeiro na Diocese de Juína e em 2014 foi em Sinop.

Escolhida a Samaria como lugar teológico, fizemos a experiência do encontro entre Jesus e a Samaritana. Na Samaria vários paradigmas e preconceitos são quebrados e a Samaritana tem um encontro pessoal com Jesus, a ela é revelado que Jesus é o Mestre que há de vir.

Graça Figueiredo do Cajueiro centro de formação e pesquisa de juventude, foi quem assessorou de maneira dinâmica e extraordinária o Encontro, levando aos jovens a se encontrarem nesse lugar teológico e também pedirem a Jesus essa Água Viva escondida dos grandes e revelada aos pequenos.

Trazendo consigo os conflitos atuais e as bandeiras de lutas da PJ, como a Campanha contra violência e extermínio de jovens, contra a redução da maioridade penal e tantos outras. Graça trás a opção da Pastoral da Juventude pelos jovens empobrecidos, que se encontram às margens da sociedade. Ela ainda fala dos atuais padrões estéticos e de comportamento que acabam matando em vida muitos jovens, ela ainda diz: “Prender meu cabelo é prender minha alma” em relação aos padrões estabelecidos de beleza.

O encontro contou com a presença de Dom Vilar, bispo referencial da juventude do regional Oeste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude CNBB. E uma carta cheia de ternura da nossa Secretária Nacional da PJ.

O Encontro contou com muita música, dinâmicas, encontros, partilhas. Sendo marcante a Romaria dos Mártires que fez de maneira especial memória do Mártir Pe. João Bosco Burnier, sepultado no cemitério do Seminário Menor.

Fonte: Pastoral da Juventude – Regional Oeste 2 (MT)

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.