[Pela Vida das Mulheres] Carolina Maria de Jesus

Escrevo a miséria e a vida infausta dos favelados. Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade. (Carolina de Jesus)

Captura de tela de 2019-06-04 15-33-18

Carolina Maria de Jesus, foi a grande revelação da literatura brasileira nos anos 60. Nascida no sudoeste de Minas Gerais, morava na favela do Canindé (São Paulo), onde foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que publicou seu primeiro livro: “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”. Carolina era uma catadora de papel na época, mas mantinha um diário, onde deu origem ao livro que faria história.

O mundo inteiro voltou os olhos para essa mulher negra e favelada, que escrevia sobre sua realidade de maneira visceralmente poética. Mesmo assim, hoje em dia muitos brasileiros desconhecem a obra dessa figura tão importante e inspiradora.

Em 2019 aprofundamos a temática da Campanha Nacional de enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher que já ecoa em todos os cantos do país.
Com os pés na cidade de Magdala, Maria Madalena traz a força de todas as mulheres precursoras de várias épocas que nos inspira ao compromisso de tocar nossas realidades e promover a vida plena para todas.

O contexto demanda que caminhemos em sintonia diariamente, fazendo memória de pessoas importantes à caminhada. Dessa maneira, o calendário dá vida e cor ao caminho que seguimos trilhando. As imagens das mulheres que inspiram a luta serão guias nas lutas dos nossos grupos de base para enfrentar a violência e gerar novas perspectivas de vida para as mulheres. Todo dia é dia de lutar pela vida das companheiras!
Orientamos que não comercializem o material, que este possa ser distribuído em nossos grupos e ecoado em todos os cantos do Brasil.

Clique na imagem para baixar o Calendário Pela Vida das Mulheres.
Clique na imagem para baixar o Calendário.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.