CRPJ DO LESTE 2 SE REÚNE NA DIOCESE DE SÃO MATEUS/ES

Após momento orante na praia, CRPJ confraterniza com jovens da PJ da Diocese de São Mateus/ES
Após momento orante na praia, CRPJ confraterniza com jovens da PJ da Diocese de São Mateus/ES

Dando continuidade às atividades e ao plano de trabalho pastoral da PJ do Regional Leste 2, a Coordenação Regional (CRPJ) se reuniu no último final de semana, de 26 a 29 de maio, na cidade de Conceição da Barra, Diocese de São Mateus/ES. A pauta principal foi articular os preparativos do Encontro Regional da PJ, que será realizado de 08 a 11 de dezembro em Betim-MG.

Para isso, logo de início a reunião contou com um momento de formação sobre a encíclica “Laudato Si”, uma vez que o próprio texto será o principal instrumento de iluminação e reflexão do encontro regional, que terá como tema “Juventude e o cuidado da casa comum”. Irmã Lizete, que assessora a juventude da diocese de São Mateus, contribuiu com o momento. Ao final fez uma provocação para trazermos essa encíclica à nossa realidade: “A grandiosidade de encíclica faz pensar no nosso meio e não reduzirmos a encíclica à apenas uma simples e mínima ação, mas sim uma mudança, uma transformação iniciando pela consciência, para que a realidade seja transformada a partir da realidade que cada um vive”, afirmou. Além disso, Irmão Lizete deixou sua mensagem de incentivo à caminhada dos CRs: “Os desafios estão presentes, mas façam uma leitura do contexto… continuem na militância. Mostrem para os jovens a Pastoral da Juventude e não desanimem!”.

A reunião tocou em pautas importantes como a conjuntura na Arquidiocese de Mariana e demais localidades afetas pelo crime da Samarco. Partindo de importantes colocações, a coordenação deliberou em organizar um GT que vai acompanhar de perto o processo e o desfecho dessa situação, a fim de garantir ações efetivas na luta por justiça e defesa da vida.

Além de muito trabalho, os jovens da CRPJ e equipe de assessoria puderam conhecer de perto a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Junto ao povo, a equipe participou da celebração de Corpus Christi e conheceu melhor os rostos daquele recanto no litoral capixaba. Os jovens de várias paróquias da Diocese também marcaram presença com uma acolhida cheia de mística e alegria, que culminou num luau orante na praia. O bispo diocesano de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, também visitou a reunião e reafirmou o compromisso com a PJ diocesana, destacando o trabalho realizado pela coordenação local.

A próxima reunião da CRPJ será em setembro, na Diocese de Divinópolis, onde a serão pautados, principalmente, os detalhes finais do encontro regional e a construção do calendário 2017.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.