Carta da Juventude Terena do Mato Grosso do Sul ao Papa

 Aldeia Ipegue, 21 de julho de 2013.

 

Nós jovens indígenas Terena participantes do 4º encontro de Jovens Indígenas Católicos, que teve como tema: SAÚDE E CULTURA INDÍGENA, realizado na Aldeia Ipegue, Municipio de Aquidauana, nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho do ano de 2013. Que contou com a participação das Aldeias Ipegue, Bananal, Água Branca, Imbirussú, Lalima, Cachoeirinha, Limão Verde e Buriti, relatamos as problemáticas que estamos vivenciando nas nossas comunidades Indígenas.

 

Desde a invasão do Brasil pelos portugueses que estamos sendo dizimados, exterminados das mais variadas formas. É fato, que quando Cabral chegou nesta terra chamada Brasil nós já estávamos aqui, portanto temos direito da posse da nossa terra. Mas, não é isso que o governo Brasileiro e nem o estado de Mato Grosso do Sul pensa, pois, nos últimos meses usaram da reintegração de posse para cometer um genocídio com os nossos irmãos Terena. O último desses foi o assassinato do indígena Oziel Gabriel, Terena da Aldeia Buriti, na reintegração de posse onde o governo deu provas de que o direito a propriedade é maior do que o direito a vida, utilizando de policiais militares, tropa de choque, policiais federais, entre outros, que além de matar um, feriram vários outros, tendo inclusive um indígena ferido e com o risco de ficar paralítico. E até agora o crime de assassinato do Oziel não foi esclarecido.

 

O Governo e o Estado de Mato Grosso do Sul continuam sendo omissos as nossas reivindicações, por isso, cobramos uma atitude séria, correta e que se cumpra a Constituição Brasileira de 1988 que prevê que todas as terras indígenas deveriam ser demarcadas no prazo de 5 anos, já se passaram 25 anos e nada foi feito.

 

Outra forma de nos exterminar é acabar com a saúde indígena, pois, estamos sem medicamentos nos nossos postos de saúde, uma negligencia total com os pedidos e resultados de exames laboratoriais, falta de ambulâncias, mau atendimento dos médicos, dentistas e outros especialidades, além do fato da SESAI, órgão responsável, estar ciente desses problemas e não tem mostrado interesse em resolver. A Saúde é para o Indígena, o recurso vem para o Indígena, só que esses recursos acabam não chegando às comunidades.

 

Diante disso e mais outros acontecimentos que só tem o intuito de nos exterminar, acabar com nossa cultura, nossa língua, nossas tradições e que tentam levar a opinião pública contra os povos indígenas do Brasil clamamos por ajuda, por socorro e que os órgãos competentes se mobilizem em resolver os nossos problemas.

Ficamos no aguardo e sempre unidos para estar reivindicando nossos direitos e nossos anseios.

 

Atenciosamente,

 

JOVENS TERENA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

 

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.