Assembleia de CEBs do Estado de Tocantins

tocantinsnelito2012Mais de 200 lideranças das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do estado do Tocantins reuniram-se na comunidade de São Marcos, no município de Miranorte (TO), às margens do Rio Cedro, acampados com suas barracas e, debaixo de um galpão coberto de palmeiras de babaçu, para debaterem sobre os desafios da missão no campo e na cidade.

Contando com a assessoria do padre Nelito Dornelas, da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da CNBB, os participantes foram distribuídos em cinco grupos para fazer um levantamento da vida das CEBs em sua região, as conquistas, desafios e sonhos.

Durante o encontro, os participantes estudaram as Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), confrontando as cinco urgências ali apontadas com aquelas percebidas na realidade local. Constataram que urgente para as CEBs do Tocantins é o desafio de trabalhar com a juventude, proteger e amparar as famílias, promover a vivência de uma espiritualidade comprometida com o outro, a formação bíblica e catequética e a defesa do meio ambiente.

“Os presentes constataram e reafirmaram a veracidade de que ‘a vida em comunidade é essencial à vocação cristã. O discipulado e a missão sempre supõem a pertença a uma comunidade. Este é um aspecto que distingue a experiência da vocação cristã de um simples sentimento religioso individual’ (cf DAp 164). Que ‘as Comunidades Eclesiais de Base têm sido escolas que têm ajudado a formar cristãos comprometidos com sua fé, discípulos e missionários do Senhor, como testemunhas de uma entrega generosa, até mesmo com o derramar do sangue de muitos de seus membros. Elas abraçam a experiência das primeiras comunidades’, como estão descritas nos Atos dos Apóstolos”, disse o padre Nelito Dornelas.


Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.