Subsídio Somos Igreja Jovem

O meu desejo é a vida do meu povo.

Ester 7, 3.

Com grande alegria apresentamos “Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer – SOMOS
IGREJA JOVEM”. A publicação é fruto de muitas mãos. Trata-se de uma contribuição para o processo de evangelização da Pastoral da Juventude no Brasil, colaborando para o fortalecimento da identidade desta Pastoral junto aos jovens que, organizados pela imensidade de nosso Brasil, estão nos grupos de jovens, nas coordenações paroquiais, diocesanas, regionais e nacionais, acompanhados pelos assessores, na tarefa do caminho que se constrói conjuntamente.

A realização dessa publicação envolveu um minucioso trabalho de escuta, com a preocupação de oferecer um fruto que reflita a pluralidade de jovens das diferentes regiões do Brasil, apresentando o que os marca e os une como PJ, com destaque para a identidade, por meio da memória espalhada no caminho, tendo como horizonte o Reino, ao mesmo tempo lugar de ida, de chegada e de realização da vida plena.

O processo histórico vivido pela Pastoral da Juventude é movido pela força do protagonismo juvenil que se organiza em torno da vida em grupo, em resposta às ausências e possibilidades de viver uma formação integral, por intermédio do seguimento de Jesus de Nazaré, contribuindo na construção de um projeto de sociedade que tenha como base a defesa da vida da juventude e de toda a sociedade em seu sentido mais pleno.
Tendo como eixo “um jeito de ser e fazer” e, como estribilho, “SOMOS IGREJA JOVEM”, colocamos muita esperança neste instrumento. Ele, na sua razão de construção, sempre pautou a importância da articulação da caminhada pastoral como ação pedagógica, que se constitui com e para os jovens que procuram ser a Igreja da Boa-Nova e das utopias, lugar da realização do sonho de Deus e do projeto de Reino para a humanidade.

Além de tudo isso, essa publicação carrega em si um momento e uma época no percurso da caminhada da Pastoral da Juventude rumo à construção do Reino de Deus, uma pastoral movida pelo compromisso histórico com os jovens empobrecidos, sujeitos da novidade e dos direitos.

Convocamos a cada um de vocês para que sejam multiplicadores da Boa-Nova e desse material junto aos jovens, tratando-o como subsídio de estudo, contribuindo na formação dos jovens dos grupos e no processo a ser vivido até a Ampliada de 2014. Sigamos juntos, na fidelidade ao projeto de Jesus, construindo sempre nossa história com muitas mãos e em mutirão.

Saudações no Divino que faz morada na juventude!

8 de dezembro de 2011.
Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude
Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude

Para baixar, clique aqui.

Postagens relacionadas

2 Comments

  • Ir. Paulo como eu apreciei essa disponibilização do material “Somos Igreja Jovem”! Parabéns. Aqui em Minas não achamos mais para vender. Parabéns pelo trabalho e dedicação. Divulgaremos para nossos grupos de jovens da PJ.

  • jovem um jeito novo de ser igreja fé missão amor e alegria.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.