Ser tão PJ: ANPJ do Crato tem tema e iluminação bíblica definidos

12670771_1036911556373130_2092156666824725590_nA Pastoral da Juventude do Brasil, depois de celebrar 40 anos de caminhada na Ampliada Nacional de BH, volta ao chão da Galileia na ANPJ do Crato/CE, em 2017. A iluminação bíblica com convite do Mestre se dá depois da experiência pascal de Jerusalém: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. (Mt 28,10b)”. O horizonte para a Ampliada está revelado no tema: “Ser tão PJ: romper barreiras, renovar a esperança e celebrar a vida”. Esses encaminhamentos e deliberações foram concluídos na reunião da Coordenação Nacional

20160315104548 da PJ, realizada no Rio de Janeiro, de 10 a 13 de março.

Para Pe. Sebastião Corrêa, membro da Comissão Nacional de Assessores da PJ (CNA), a Iluminação Bíblica20160315104547 inspira a PJ à encontrar nas bases as respostas para o caminhar pastoral. “Ir à Galiléia é retomar o caminho de Jesus! Agora, com a luz da páscoa! É refazer aquela experiência original de encontro, de formação discipular… Sobretudo, é retomar a ação junto aos pobres e marginalizados, assim como Jesus fez”, lembra. A secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, lembra ainda do forte simbolismo do texto de Mateus: “Quem porta esta boa nova são mulheres. Elas recebem primeiro a boa notícia a ser anunciada”.

O tema da Ampliada Nacional vai ajudar os delegados e delegadas, que se encontram no Crato/CE, em janeiro de 2017, a ver a realidade das Juventudes e a vislumbrar o horizonte para a ação pastoral da PJ. Rafael Martins, que é representante do Sul 1 (São Paulo) na Coordenação Nacional, também integra a equipe de metodologia da ANPJ. Para ele, o tema ajudará a PJ a retomar princípios básicos, como a opção pelos jovens pobres e excluídos e pelo espaço comunitário do grupo. “Com o tema dessa ANPJ, vamos caminhar refletindo, através de nossos princípios, a ousadia evangélica em ser Pastoral da Juventude, em ser a Igreja Jovem, em Ser Tão PJ! E assim, apontar caminhos para a PJ Nacional, onde daremos nossos passos, rompendo com qualquer barreira que seja sinal de morte, passos que renovem a esperança no Reino de Deus, e na espiritualidade juvenil, seguiremos celebrando a vida”, destaca.

O bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, visitou a reunião e manifestou a alegria de receber a Coordenação Nacional da PJ, que foi acolhida na Paróquia Cristo Rei, no bairro de Vaz Lobo. Além dele, os jovens da Coordenação Regional da PJ do Leste 1 (Rio de Janeiro) e do grupo de base da paróquia, se encontraram em momentos celebrativos. Participaram dessa reunião coordenadores nacionais representantes de 14 regionais da CNBB.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.