RIO BRANCO/AC ACOLHE REUNIÃO DE EQUIPES DO ENPJ

3Rio Branco, estado do Acre, guardiã de memória de mártires e povos que lutaram e ainda lutam pela vida, pela floresta e pelo bem viver. Foi lá que as e os jovens que preparam o Encontro Nacional da PJ se reuniram para dar sequência aos trabalhos na construção dessa atividade. De 17 a 20 de agosto, além dos referenciais da Diocese de Rio Branco, representantes das equipes de metodologia e executiva, incluindo assessores e jovens da Coordenação Nacional da PJ, trocaram experiências, rezaram e contemplaram a história local.

 

O grupo se hospedou na Universidade Federal do Acre (UFAC), que acolherá a maioria das atividades propostas para o ENPJ, que acontece de 7 a 14 de janeiro. Além de conhecerem melhor o espaço, os jovens da equipe local levaram os visitantes para uma imersão cultural na história do estado. Na Biblioteca da Floresta, por exemplo, puderam ver mais sobre a trajetória dos seringueiros e da luta encampada por Chico Mendes, que se notabilizou mundialmente pela defesa dos povos da Floresta Amazônica e pela preservação ambiental.

 

5
Referenciais da equipe local trocaram experiências com equipes de Metodologia e Executiva

A jovem Lidiane Cristo, representante do Regional Norte 1 (AM e RR) na Coordenação Nacional da PJ, embora também seja da região norte – ela vive em Manaus/AM – se mostrou emocionada com a história acreana. “A região Norte é muito diversa e, especialmente no Acre, encontramos os detalhes dessas lutas que tanto ouvimos falar. Temos muito a aprender, por meio da metodologia do encontro, com as lutas do povo. Saber mais de Chico Mendes, por exemplo, me deixou encantada: ele é um mártir da floresta”, destacou.

 

Para a jovem Thalita Vasconcelos, que compõe a equipe diocesana local, receber parte da Coordenação Nacional foi importantíssimo para que as equipes de trabalho fortaleçam a sintonia nos preparativos para a atividade, que deve receber mais de 700 jovens de todo país. “O contato com algumas pessoas que estão na linha de frente do Encontro facilitou a visualização da grandiosidade que o mesmo possui. Fez com que pudéssemos olhar e entender as dimensões de tudo, renovando a vontade de caminhar junto para fazer dessa uma ótima experiência para todos/as os que estão envolvidos/as”, ressaltou.

 

4Em novembro a Coordenação Nacional da PJ e a Comissão Nacional de Assessores/as volta a Rio Branco para a última reunião do ano. O momento também será para mais um contato com a equipe local. O jovem representante do Regional Noroeste (RO, AC e sul do AM), Deivisson Souza, afirma que a expectativa já é grande, agora que experiências foram trocadas e os laços fortalecidos. “A tão esperada reunião presencial das equipes de Metodologia e Executiva foi além dos objetivos esperados. Além de cumprir com os trabalhos programados, pode-se vivenciar um pouco do chão que acolherá o 12°ENPJ, ouvir as equipes de trabalho, estreitar relações, firmar parcerias e sonhar ainda mais. Foi um prazer acolher, reunir e construir junto com os/as companheiros/as da PJ Nacional e local”, afirmou.

 

Gabriel Rodrigues fala da arte oficial do Cartaz do ENPJ
Gabriel Rodrigues fala da arte oficial do Cartaz do ENPJ

JOVEM FALA SOBRE CARTAZ OFICIAL

Um dos momentos marcantes da reunião foi a fala do jovem Gabriel Rodrigues. Ele é o artista responsável pela arte do cartaz oficial do ENPJ. Com o desenho original emoldurado em mãos, ele explicou cada detalhe da obra. Para isso, conclamou os jovens a contemplarem e a terem a coragem de beberem da Mística dos povos da floresta, especialmente os/as indígenas.

 

A mulher do cartaz, além de representar esses povos, faz referência à uma árvore, pelos detalhes no pescoço e também no seio ferido com a ranhura da seringueira. Alguns dos muitos detalhes que falam, não só do chão local, mas da importância da juventude brasileira beber disso para as lutas por uma cultura de Bem-Viver e para a descoberta do sentido do Txai, que mora nas relações humanas balizadas pelo respeito mútuo: a construção de outro mundo possível – Evangelho de Cristo!

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.