PJ LANÇA TEXTO BASE DA ANPJ 2017

 PJ LANÇA TEXTO BASE DA ANPJ 2017

Texto base - divulgação“Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão” (Mt 28, 10)

 

Frei Betto diz que a humanidade, hoje, tem fome de pão e de beleza. Podemos dizer que é a mesma fome que tem a juventude, em um recorte etário muito especial. Acrescida a essa fome, existe em nosso meio a fome e a sede por novidade. Pão, beleza e novidade!

O convite feito nesse processo da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é ir à Galiléia nos encontrar com o Mestre Moreno Ressuscitado. Ao propor “romper barreiras”, indicamos um primeiro passo rumo ao novo, nos propondo a fazer esse caminho para a Galiléia.

E onde ficam as Galileias de hoje? Quais os caminhos que precisamos percorrer para chegar até elas? Como vamos? Com quem vamos? Quem encontraremos lá? Estamos tão distantes das Galileias? Por quê? Quais as barreiras que queremos e precisamos romper?

O Texto Base da ANPJ tem a intencionalidade de nos aproximar de algumas “Galileias”, colocando a PJ do Brasil em sintonia com esse caminho. Por isso, se faz necessária uma grande mobilização desse processo de reflexão sobre essas Galileias, que devem ser reconhecidas nas realidades mais locais, próximas dos grupos e espaços de encontros da Pastoral da Juventude. Para nos ajudar nesse olhar às Galiléias, convidamos companheiras e companheiros para nos escreverem, a partir de seus espaços de trabalho e militância. O material está riquíssimo!

Apostamos em dois pressupostos para esse caminho: o primeiro é a convicção de que a Pastoral da Juventude está em cada jovem que se coloca a serviço da sua missão, não desassociando o processo pastoral com o pessoal. O segundo pressuposto é a compreensão de que um caminhar da PJ Nacional só se concretiza se ele for realizado nos espaços reais da vida, nas Galileias concretas, que só podem ser olhadas e evidenciadas a partir dos próprios grupos de jovens das nossas comunidades.

Acesse, leia, divulgue: https://goo.gl/wKAQzs

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress