PJ do Sudoeste da Bahia discute Projeto de Vida

Nos dias 20,21 e 22 de março de 2015, no distrito de Boa Nova do Valentim aconteceu a ampliada da Região Pastoral 4 (Sudoeste Baiano) que abrange as dioceses de Caetité, Livramento, Jequié e a Arquidiocese de Vitória da Conquista, com o tem Projeto Pessoal de Vida.

Elaborar um PPV não é tarefa fácil. Para esta construção é necessário disponibilidade, paciência, persistência e, principalmente, sensibilidade para com aqueles que estão a nossa volta, pois o nosso projeto deve estar baseado no projeto de vida de Jesus, que é aquele que nos rege e olhou a todos de maneira igual. O jovem ou a jovem que ousa tomar sua história nas mãos, projetar seu futuro e lançar-se a ele (com orientação), é sábio.

Além das provocações que a temática nos proporcionou, vivenciamos um momento de mística e espiritualidade fazendo memória daqueles e daquelas que não se conformaram com as mazelas e injustiças impostas por esta sociedade que tem como principal característica o TER deixando de lado a importância do SER, e doaram suas vidas por uma causa. Causa esta, que é fazer o Reino de Deus acontecer aqui na terra. Por conta desta doação suas vidas foram ceifadas de maneira brusca e violenta. Foi a celebração dos mártires.

Fica em nós a alegria do encontro com os pjoteiros e pjoteiras desta sub região pastoral, a partilha de vida, a certeza do reencontro e os vínculos que aqui foram estabelecidos através das utopias em comum que nos dão força para continuar trilhando este caminho, sonhando com um novo mundo possível.

Jequié – Ba, 26 de março de 2015, Graciele Dias dos Santos

Coordenação da Pastoral da Juventude  da Diocese de Jequié

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.