PJ DO REGIONAL SUL 1 DIVULGA NOTA CONTRA PRISÃO DE RAFAEL BRAGA

 PJ DO REGIONAL SUL 1 DIVULGA NOTA CONTRA PRISÃO DE RAFAEL BRAGA

Nota da Pastoral da Juventude do Regional Sul 1 em repúdio à prisão do Jovem Rafael Braga, e a seletividade na justiça.

 

“O estado esmaga de cima para baixo”

Rafael Braga

 

A Pastoral da Juventude do Regional Sul 1, vem por meio desta nota manifestar a indignação e o repúdio com a prisão do jovem Rafael Braga. Rafael Braga Vieira,  jovem negro  e pobre, morava na rua e trabalhava catando latas para sobreviver. Rafael passava por uma manifestação em junho de 2013 no Rio de Janeiro, quando foi avistado por um grupo de policiais que logo o abordaram.  Rafael levava consigo duas garrafas contendo água sanitária e Pinho Sol. Foi levado a delegacia e se tornou a primeira pessoa julgada e condenada por participar de protestos no Brasil.

 

Após  cumprir a sentença, Rafael foi preso novamente por tráfico de drogas, e mais uma vez condenado injustamente, em uma prisão forjada, como vemos nos relatos da defesa do jovem Rafael Braga. A única testemunha a favor de Rafael Braga não foi considerada, prevalecendo a versão dos policiais. Rafael foi condenado a 11 anos de prisão. O caso nos faz refletir de forma concreta a seletividade da justiça e da polícia em  nosso país.  Segundo o Mapa da Violência, cerca de 60 mil pessoas são mortas por ano, mortas de forma violenta. Destas pessoas a grande maioria são jovens, negros e moradores das periferias.

 

O Instituto Terra, Trabalho e Cidadania ao divulgar um infográfico, nos mostra que nos últimos anos houve um aumento vertiginoso do encarceramento no país, aumentando cerca de 130% o número de homens e 250% de mulheres negras e pobres. As prisões tem raça e classe social, mostrando o já conhecido caminho da seletividade penal, do racismo e da criminalização da pobreza no brasil.

 

Tal atitude violenta e arbitrária da justiça e da polícia em vários estados ficou evidente com o caso do Jovem Breno, preso com 139 quilos  de maconha, e por porte ilegal de armas. Breno é filho de uma desembargadora do Mato Grosso do Sul, e permaneceu apenas três meses na prisão,  conseguindo o habeas corpus. Os dois casos escancaram a seletividade na Justiça Brasileira, mesmo sendo em lugares diferentes, nas duas decisões há um fundamento subjetivo: a justiça de classe e raça, fazendo com que os e as pobres, e na maioria das vezes negros e negras, sejam culpabilizados e criminalizados.

 

A PJ em toda sua organização vem clamar e lutar pela vida, e vida em abundância (Jo 10:10), em especial pela garantia de um vida digna para a juventude pobre, vitimada pela violência, que em grande parte vem do estado, opressor, racista que criminaliza os e as pobres

 

Clamamos, hoje e sempre, pela vida, pela garantia de direitos e pela igualdade, seja ela aplicada a garantir direitos ou seja ela para garantir justiça. Não toleramos ser julgados e julgadas por quem somos, de onde viemos, ou as condições que vivemos.

Neste movimento convidamos todos e todas para ecoar os gritos por justiça, pela vida do Jovem Rafael, e também pela vida de todas e todos que são vitimizadas(os), ou são julgadas(os) de forma injusta, por esse sistema que privilegia por muitas vezes o encarceramento das juventudes, ao invés de políticas que garantam melhores condições de vida!

Nos unimos e nos comprometemos também para formar, discutir e aprofundar  esta discussão  nos grupos de base,  fomentando e dando força na luta contra esse sistema opressor. E para isso a Pastoral da Juventude do Regional Sul 1 está preparando com a ajuda de várias mãos um material que nos ajuda nesta reflexão, vamos ecoa-lo!

 

#LibertemRafaelBraga

 

 Pastoral da Juventude Regional Sul 1

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress