PJ Diocesana de Ilhéus realiza Ampliada

             

           Foi realizada de 16 a 18 de agosto de 2013 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Itapitanga- Bahia) a Ampliada da Pastoral da Juventude da Diocese de Ilhéus com o tema “Que sociedade temos? Que sociedade queremos?” e lema “Ousemos construir o mundo que queremos”.

A ampliada iniciou-se com a acolhida e oração conduzida pelo Grupo de Jovens em Ação Comunitária (GJAC).

No sábado, foi iniciada a plenária com a assessoria de Makrisi Angeli, presidente do Conselho de Leigos da Diocese de Ilhéus. Inicialmente, ele enfatizou a importância da iniciativa e maturidade para a construção do ser Igreja. Em grupos, ele nos fez refletir sobre que sociedade temos, que sociedade queremos, os desafios que Cristo nos traz e as propostas práticas.

Os grupos refletiram sobre a corrupção e alienação da sociedade atual e que queremos uma sociedade equitativa com educação e saúde garantida. Cristo nos desafia a ser honestos, ajudar ao próximo e lutar contra o poder opressor. Como propostas práticas para construir a sociedade desejada, os participantes enfatizaram a importância de participar de espaços coletivos de discussão como conselho municipal de juventude, grêmios, associações, entre outros. Makrisi complementou que os jovens cristãos devem ter consciência do seu testemunho, envolver-se com atividades coletivas dentro e fora da Igreja e usar as mídias de forma inteligente.

Após a explanação do tema, Pe. Gilvan Ivo, assessor da PJB do regional NE3, informou que, por motivo de tempo, não está mais acompanhando, legalmente, a PJ da Diocese de Ilhéus. Agora Pe. Núncio, pároco da Paróquia de Itamari, que está no encargo de acompanhar a PJ a nível diocesano.

A mística da tarde foi realizada na rua, em frente à casa de uma pessoa da comunidade que está em tratamento. Esse foi um dos momentos mais emocionantes de toda a Ampliada. Os moradores da rua e a família entraram na ciranda e rezaram juntamente conosco.

No domingo, a Santa Missa foi celebrada pelo Bispo Dom Mauro Montagnoli. Após a missa, Dom Mauro compareceu ao local do encontro para agradecer o convite e dizer o quanto estava feliz em ver a quantidade de pessoas presente na ampliada. Ele enfatizou a importância da presença dos jovens nas paróquias para cativar os padres e outros jovens e assim revitalizar a Pastoral da Juventude. Lembrando a fala de Papa Francisco: “Ide sem medo evangelizar”, ele finalizou afirmando que Deus nos manda a missão e que a paróquia tem que escancarar suas portas, ir de encontro ao carentes com muita coragem e destemor. Evangelizar pela palavra e pelo testemunho.

Após a fala do bispo, seguiu-se a avaliação do encontro, prestação de contas, almoço e despedida.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress