PJ da Diocese de Barreiras (BA) celebra o DNJ

 

Juventude e sonhos são duas palavras inseparáveis. Quando as diversas juventudes, nas suas realidades específicas, unirem os gritos pela concretização dos seus sonhos, o mundo pode ter novas esperanças. Não há como não acreditar na vitalidade e no entusiasmo dos jovens.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) quer exatamente que os sonhos juvenis não sejam sonhados sós. Jovens se organizando e adultos acreditando neles produzirão novos raios de vida para a sociedade. Assim, cada vez que passarmos pelo último domingo de outubro daremos mais um passo em direção a um novo mundo possível.

É com muita alegria, que todos os Jovens da Pastoral da Juventude da Diocese de Barreiras, que é composta por 15 cidades da Região Oeste da Bahia, se celebraram o Dia Nacional da Juventude, na Cidade Formosa do Rio Preto, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no dia 03 de Novembro, com o tema do evento voltado para a missionariedade dos jovens, e o seu importante papel na evangelização.

A programação iniciou às 7:00h com a acolhida dos outros jovens, na entrada da cidade às 8:00h com a Missa de Abertura do DNJ, presidida pelo Bispo Dom Josafá Menezes, em seguida um Super Café da Manhã no Colégio CMCJ, a programação da  manhã, encerrou com a grande caminhada pelas ruas da cidade, animada por um trio.

A tarde, a festa cristã continuou no Clube Central Show, com a apresentação dos eixos  e grandes Shows das Bandas da Região, tudo indica que foi um dia inesquecível, na história da juventude  formosense e da Nossa Região, a participação foi gratuita  e aberta a todos os jovens.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, "a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.

O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.