Iago (jovem agachado da esquerda para direita) representou as Pastorais da Juventude na delegação do Brasil

PASTORAL JUVENIL LATINO AMERICANA REALIZA ENCONTRO EM CURAÇAO

 

11088207_10205225227941748_2052369266_n
Iago (jovem agachado da esq. para dir.) representou as Pastorais da Juventude pela delegação do Brasil

O XVIII Encontro Latino-americano dos Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil (ELARNPJ) foi realizado de 15 a 21 de março em Curaçao, que fica no Caribe. As Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJR e PJMP) foram representadas pelo Secretário Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil, Iago Evarnovite. Além dele, participaram a representante dos movimentos, Valesca Montenegro; das novas comunidades, Anderlon Mendes; das congregações, Maurício Stanzani e dois assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude: Padre Toninho Ramos e D. Vilsom Basso. A delegação brasileira contou com a companhia do jovem Luís Duarte e de Pe. Maicon Malacarne. Eles foram convidados, após vencerem o concurso para a oração do Encontro.

O Encontro discutiu e trouxe olhares sobre os “lugares vitais” das Juventudes em seus grupos de base. Os jovens e assessores das 22 nações latino-americanas presentes partilharam suas realidades e desafios comuns. O jovem Iago destacou que passos foram construídos pelo grupo com vistas ao próximo Encontro, que será realizado em 2017. “Estes momentos de resgate, partilha, sonho, revisão e construção só deram a certeza de que estamos cada vez mais próximos de nossa tão sonhada Civilização do Amor. Por estes momentos, também tivemos a certeza de que esta Civilização só pode ser construída em um trabalho conjunto, de uma rede de jovens protagonistas, empenhados em transformar suas realidades locais, a partir de gestos concretos, assim como Jesus nos ensinou”, ressaltou.

O Encontro foi encerrado com a construção de gestos concretos por parte de cada região. O Brasil pertence à região do Cone Sul, junto a Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile. Os jovens e assessores intitularam o gesto comum de “Tu és meu irmão”. “Esse gesto desenvolve o modelo de Igreja em saída proposto pelo Papa Francisco, um caminho de evangelização que passa, necessariamente, pela visita à juventude encarcerada, empobrecida e excluída”, afirmou Evarnovite.

A uruguaia Maria Eugênia foi eleita secretária da Pastoral Juvenil do Cone Sul e o chileno Ricardo foi eleito assessor. Ambos estarão neste serviço pelos próximos dois anos.

O XVIII ELARNPJ foi convocado com o tema: “Revitalizando e valorizando a realidade dinâmica da Pastoral juvenil latino americana”, e iluminado pela passagem: “Lembra-te do caminho que o Senhor, teu Deus, te fez percorrer” (Dt 8,2).

 

JOVENS PEJOTEIROS COMPÕEM ORAÇÃO DO ENCONTRO LATINO-AMERICANO

               

Pe. Maicon Malacarne e Luís Duarte levam bandeira da PJ para Encontro em Curaçao
Pe. Maicon Malacarne e Luís Duarte levam bandeira da PJ para Encontro em Curaçao

O jovem Luís Duarte, que já fez parte da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude, e Pe. Maicon Malacarne elaboraram a oração do XVIII ELARNPJ, que foi eleita em concurso. Eles foram convidados a participar do mesmo e integraram a delegação brasileira.

Pejoteiros e pejoteiras de todo país estiveram em sintonia por meio de mensagens, orações e partilhas. Ambos disseram que foi um momento de muita beleza e memória de toda contribuição da Pastoral da Juventude na caminhada latino-americana.

Luís Duarte destacou o momento de Envio, que encerrou as atividades em Curaçao. “Voltamos aos nossos países e grupos para seguir na entrega radical da vida pela juventude com esperança, amor, utopia e profecia. Que o Senhor que nos enviou possa igualmente seguir nos acompanhando para sermos fiéis aos jovens, aos pobres e a Civilização do Amor”, declarou em clima de oração.

A oração oficial, composta por Pe. Maicon e Luís, você confere aqui: ORAÇÃO DO XVIII ELARNPJ

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.