Partilhando a caminhada… Novembro e dezembro de 2009

Novembro e dezembro…

Encontro das Juventudes no Alto do Cabrito – Salvador/BA – 06-08/11/2009

O encontro foi promovido pelo Centro de Juventude dos Maristas, que está em processo de formação em Salvador, o tema foi projeto de vida, a assessoria ficou por conta de três jovens lindos de Natal que vieram pelo Centro Marista de Juventude (Fabiano, Daniel e Tony), estavam presentes também alguns irmãos maristas.

Foi um momento muito bacana, aproveitei para revisar o meu projeto de vida, além de conviver com jovens muito interessantes e diversos que estavam presentes no encontro. Os meninos de Natal e o Irmão Iranilson toparam a aventura de passear por Salvador comigo no volante, foi muito bacana. Coitados deles. Haja coração…

Formatura de Elis – Feira de Santana/BA – 12/11/2009

A formatura da nossa beleza negra foi maravilhosa, ela precisa socializar o discurso que fez sobre educação, foi magnífico, fiquei emocionada e muito orgulhosa por ver minha amiga dando um show de sabedoria e profetismo. As falas do paraninfo, da patrona, do reitor e dos demais foram fichinhas diante da beleza e da profundidade do discurso dela.

Visita ao Padre Pedro Mathom – Salvador/BA – 17/11/2009

Padre Mathom foi assistente eclesiástico da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Salvador durante 35 anos, ele está com um câncer, está bem doente, mas continua lúcido e bem animado. Foi muito bom estar com ele, estudar mais uma vez o documento de Puebla, já que ele estava todo feliz que eu iria participar do Seminário dos 30 anos de Puebla. Ele de fato é um eterno apaixonado pela juventude, foi uma visita emocionante, banhada de recordações, cantos e lágrimas.

Encontro da PJ do Espírito Santo – 20-22/11/2009

Que beleza de encontro, tudo foi preparado com muito carinho: a recordação do caminho, as místicas, os estudos, a festinha, etc. Participei ao lado de Marcelo de um Programa de TV ao vivo, foi magnífico, engraçado, muito massa, na moral mesmo.

Para variar, brinquei muito de Jogo da Verdade e de Eu Nunca. Não tenho palavras para agradecer aos jovens capixabas por este momento tão especial, trouxe na bagagem lembranças da terra, lindos rostos, muita alegira, mais amores e amizades.

Reunião de preparação das atividades permanentes em Mariana/MG – 24-27/11/2009

Penso que as Pastorais da Juventude têm dados passos largos no sentido de centralizar o essencial, a vida da juventude e o que nos une, neste sentido achei uma maravilha a iniciativa de reunir os centros e as pastorais para pensarem juntos a preparação das atividades permanentes, foi uma reunião muito criativa e bem interessante. Seria muito bom ampliarmos ainda mais um momento tão rico como foi este.

Encontro Nacional de Fé e Política – Ipatinga/MG – 28-29/11/2009

As místicas foram lindas, também com a assessoria do Padre Mirim já nasce para dar certo, mas foram lindas mesmo, avançou no que chamamos de místicas inclusivas e ecumênicas.

Dois momentos me marcaram de forma mais intensa: a plenária de juventude e o lançamento da campanha, qual foi muito forte e profético, o gesto com as mãos, os gritos, a poesia, o Pai Nosso dos Mártires, enfim tudo foi muito bacana com exceção do público que se reduziu bastante no momento do lançamento. O importante é que o lançamento bombou, agora é garantir que não seja algo passageiro, segura este grito que precisa ecoar nos quatro cantos do nosso país.

Reunião da Equipe Nacional das Pastorais da Juventude – Viçosa/MG – 01-03/12/2009

Fizemos muitas coisas boas, passeamos, brincamos, conversamos, rezamos, partilhamos a vida, conhecemos a Universidade Federal de Viçosa (com direito a reunião com o reitor e a vice-reitora), comemos feijoada na casa de uma família magnífica, foram momentos ricos de vida e de trabalho. Dividimos algumas tarefas na equipe com relação à comunicação, finanças, PJ Latino Americana, Campanha, relação com os centros e Institutos, etc. foi uma reunião muito proveitosa e dinâmica.

Seminário dos 30 anos de Puebla – 04-06/12/2009

Atividade maravilhosa, dias de rever pessoas, abraçar muita gente, partilhar a história, escutar testemunhos, sonhar, projetar, dialogar com a diversidade, etc. Gostei muito do seminário e fiquei muito feliz com a participação e a contribuição da juventude presente. Agora fico pensando no futuro como faremos para que cada vez mais a nossa Igreja faça dessa opção preferencial algo concreto e não bonitas páginas e fortes discursos e fico a imaginar como podemos contribuir neste processo, defendendo a vida da juventude e olhando além do nosso mundo juvenil, tem muita coisa acontecendo e que precisamos conhecer e valorizar enquanto Igreja, é preciso que cada vez mais assumamos esta Igreja como nossa, somos Igreja Jovem, este sentimento de pertença nos ajuda a pensar melhor o caminho.

Visita à casa de Elen – 07/12/2009

Elen e Cris estão muito bem, é perceptível  a felicidade presente naquele lar, é contagiante.

Conseguimos concluir toda a prestação de contas (2005-2007). Temos problema para prestar contas a Cáritas, pois não produzimos o material que nos comprometemos no projeto, mas penso que uma boa justificativa poderá resolver este problema, temos muitas notas de passagens, hospedagem, alimentação, etc. Não produzimos um material, mas promovemos muitos momentos de formação e de articulação em defesa da vida da juventude.

Eu levei um baita de um susto… A caixa que estava todo o material da prestação de contas não foi despachada pela Web Jet e eu entrei em desespero quando cheguei a Fortaleza e a caixa não apareceu, me desesperei, fiz tantas orações, pedi a intercessão de Mainha e para a minha felicidade a caixa apareceu e todos os documentos estão comigo, relaxem. Pretendo fechar tudo direitinho até o dia 30 de dezembro de 2009. 

II Semear Jovem – Russas/CE – 12/12/2009

Cheguei a Fortaleza no dia 8 de dezembro, fui acolhida na Casa de Saúde dos Jesuítas, um lugar maravilhoso, onde moram uns dez idosos, fiquei emocionada ao escutar de um dos mais velhos: "Eu sou apaixonado pela juventude". Aquela fala encheu de alegria o meu coração e fez o meu corpo se arrepiar, ele falou com os braços, com os olhos e com todo o corpo, foi lindo e sincero, durante o Semear também escutei uma declaração de amor do Padre Faios, que disse aos jovens: “Eu só queria dizer que eu amo vocês”. O que significa para nós escutar dos nossos pastores essas lindas declarações de amor. Mexeu muito comigo, tenho rezado estas duas frase e por isso partilho-as com vocês.

O encontro foi lindo, a galera de Russas deu show na ambientação, nas místicas, nas oficinas, na apresentação cultural e é claro na assessoria do encontro: Hilário Dick e Hildete Emanuele, quanta modéstia heim. kkkkkkkkkk. Mas foi massa mesmo, bem forte.

O tempo no Ceará foi de oração, de aprendizado, de rever amigos, de pensar mais no projeto de vida, de passear, de conviver com Hilário e com José Wilson, estas pessoas tão profundas e tão místicas. Ajudei Hilário a fazer uma homilia foi um momento muito especial, aliás, foram inúmeros os momentos especiais que vivi ao lado do nosso bom e grande pastor da juventude, ele é fantástico, foi tão bom ficar mais intima dele, partilhar a minha vida, a minha história, os meus segredos, enfim deixá-lo entrar na minha vida. Ele é muito especial e exala paixão pela juventude, em especial pela PJ, é contagiante e fascina a forma que ele fala e defende os e as jovens, eu sou fã de Hilário Dick.

Foi com o coração partido que me despedir de Hilário, Zé, Cris, Gaby e Padre Marcos na Rodoviária de Russas, levando na bagagem o rosto de Jesus e um anjo feitos do barro do chão sagrado de Russas e muita saudade dos dias maravilhosos vividos no Ceará.

Sair de Russas anteontem (16/12/2009), às 22 h e cheguei a Salvador ontem (17/12/2009), às 18 h, agora estou em casa no clima de preparação do Natal, ensaiando a peça teatral da paróquia, preparando presépio, pensando na arrumação da casa e como a família irá viver este momento mágico natalino, enfim fazendo as coisas da vida normal.

Estou feliz, estou feliz, eu amo vocês!



Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress