Partilhando a caminhada… Julho a Setembro de 2009

“Não te trago ouro, porque ele não entra no céu e nenhuma riqueza deste mundo. Não te trago flores, porque elas secam e caem ao chão. Te trago os meus versos simples, mas que fiz de coração”.


20 a 25/07/2009 – 12º Intereclesial das CEB’s

Foi uma experiência única, singular, muito especial.

Eu nem imaginava que ia participar, já havia desistido, mas Tábata é brasileira e não desiste nunca, ela articulou com Dom Eduardo e tudo foi resolvido de última hora. Não fiz inscrição, não articulei acolhida, mas no fim deu tudo certo. De intrusa passei a membro da Equipe de Secretaria, contei com a ajuda de Fran para articular tudo, inclusive uma maravilhosa acolhida na casa de Álvaro.

Participar de um Intereclesial sempre foi um sonho, eu ficava sempre com as imagens do filme Anel de Tucum em minha memória e também as partilhas de quem já havia passado pela marcante experiência.

Eu me arrepiava com tudo… As caminhadas, as celebrações, as falas, as músicas, o povo, a missão, etc. É um jeito de ser Igreja popular, encarnado, inculturado, verdadeiro, simples e lindo, muito lindo.

Fizemos uma reunião das Pastorais da Juventude, tinham jovens de todos os regionais, elaboramos uma carta e fizemos a leitura no último dia, foi um momento muito interessante.

No final do Intereclesial recebi um presente lindo da Diocese de Marabá, o banner que eles fizeram para homenagear nosso querido Gisley.

13 a 15/08/2009 – Encontro Popular pela Vida e por um Outro Modelo de Segurança Pública

O encontro teve início com um ato público pela vida, na Praça da Piedade, uma praça historicamente de lutas sociais, onde fica a Sede da Segurança Pública do Estado da Bahia.

Muitas organizações estavam presentes, a diversidade era grande e bonita de se ver. As mães que perderam seu filho nesta guerra sangrenta que estamos vivendo se pronunciaram e as suas palavras eram de cortar o coração. Uma delas disse que dois foram os momentos mais marcantes da sua vida: quando ela pegou o seu filho pela primeira vez no braço e o seu corpo estava quente e cheio de vida e quando ela pegou o seu filho morto nos braços, quando o seu corpo estava sangrando, gelado e sem vida.

O encontro foi muito interessante, não é fácil reunir entidades tão diferentes em torno de uma pauta comum, mas acho que a gravidade do tema exigiu um comprometimento e um respeito pelo trabalho, que foi maravilhoso.

13 a 15/08/2009 – Encontro Regional da PJ

A galera daqui do Regional esteve presente no ato de abertura do ENPOSP, logo em seguida seguimos para Serrinha, onde fomos acolhidos com muita alegria. Eu participei apenas da abertura do Encontro Regional, logo depois voltei para Salvador com Felipe Freitas e participamos juntos do ENPOSP. É sempre bom estar perto de Felipe, ele é tão respeitado, inteligente, organizado, disciplinado, é uma referência para mim. Eu amo Lipe.

19 e 20/08/2009 – Seminário sobre Políticas Públicas

Participei aqui em Salvador de um Seminário Acadêmico sobre políticas públicas, movimentos sociais e cidadania.

Foi interessante, muita gente interessada na temática. A mesa sobre juventude contou com a presença de Mary Castro, que como sempre com a sua simpatia e mesclando pesquisas e vivências, agradou bastante.

Na mesa de gênero o debate ficou centrado na questão do aborto.

E na mesa de participação política, uma mestranda da UFBA fez um trabalho sobre a participação política do jovem na Internet, um tema foi bem polemizado, gostei muito do debate.

27 a 30/08/2009 – Reunião das Pastorais da Juventude

A reunião aconteceu aqui em Salvador, quem chegou antes teve a oportunidade de conhecer minha casa, Mainha e minha comunidade.  Foi uma honra puder acolher a galera aqui, tudo muito apertadinho, sem nenhum conforto, mas muito amor e muita energia boa tomaram conta da minha casa. Mainha ficou muito feliz com as visitas.

A casa onde fizemos a reunião ficava a passos do mar, uma beleza de lugar. As freiras que moram na casa são tão acolhedoras, alegres, que nos deixaram muito felizes.

A reunião foi boa, aberta, verdadeira e propositiva. Os pontos de pautas mais trabalhados foram a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens e a Plenária das Pastorais da Juventude, a qual acontecerá de 4 a 7 de fevereiro de 2010, na Casa da Juventude (Goiânia), esta plenária celebrativa e de partilha substituirá a partir de agora aquelas assembléias conflituosas e traumáticas. As pastorais se reunirão para celebrar o que temos em comum e avaliar nossas bandeiras de lutas comuns, nada de eleições, de deliberações, essas coisas cada PJ faz separadamente, seguindo as orientações da CNBB.

4 a 6/09/2009 – Assembléia da PJ do Regional Noroeste

Muitas coisas foram marcantes nesta ida ao Regional Noroeste: a família de Fran, a viagem até Humaitá, as pessoas, o rio, as comidas, a jovem alemã ansiosa por nos entender, o calor, as brincadeiras, a juventude que nos acolheu, as meninas que tocavam violão, a presença integral do Bispo referencial da juventude no regional, os assessores que estavam presentes, o Irmão João, a simplicidade e a seriedade da assembléia, o jeito de ser Igreja do local, etc.

O Regional conta com uma diversidade enorme, as dificuldades de articulação são muitas devido as distâncias, mas numa conta por baixo vimos que ali se tem mais de 400 grupos de jovens e também tem vários assessores, vale ressaltar dentre eles religiosos, religiosas e sacerdotes no serviço amoroso à juventude.

O ofício divino tem sido trabalhado em todas as dioceses, cada vez fica mais forte o nosso jeito de rezar e de celebrar a vida.

O Irmão João é a história viva da PJ naquele lugar, ele é uma pessoa maravilhosa, simples, preocupado e muito apaixonado pela juventude e de modo especial pela Pastoral da Juventude.

A questão das eleições foi encarada com muita simplicidade, naturalidade e leveza, precisamos levar essas experiências positivas com eleição para a nossa ampliada nacional. Cada vez mais fico convencida que ninguém deverá passar por aquela tensão que passamos na Ampliada de Palmas.

Aprendi uma brincadeira muito legal, a bater palmas de forma bem interessante, trouxe para casa lembranças palpáveis e impalpáveis desta experiência.

Agradeço por cada palavra, cada lição, cada história, cada sorriso, cada beijo e cada abraço. Foi muito bom viver este momento de graça e de paz.

Com relação a minha saúde, eu já fiz uma bateria de exames, estou fazendo o tratamento e semana que vem estarei indo a uma nutricionista para começar uma dieta.

Beijos, cheiros, abraços e muita luz!

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress