Partilhando a caminhada… Abril a Junho de 2009

“A medida do amor é amar sem medida” (Santo Agostinho).

MÊS DE ABRIL…

Semana Santa

Vivi intensamente cada passo da semana com a minha comunidade, foi muito especial, eu participei da encenação da Paixão de Cristo, fiz o papel de Verônica, foi muito legal.

Semana da Cidadania

Estive numa paróquia aqui em Salvador, no bairro mais distante do Centro “Cajazeiras” foi muito legal encontrar o grupo de jovens, escutar os seus gritos e os seus clamores.

Reunião da CN em Goiânia

Foram momentos interessantes, de acolhida festiva, de despedidas, de surpresas, de disputa sadia e humana para sediar o X ENPJ, de novidades, de aventuras, de brincadeiras, de passeios, enfim é sempre muito bom estar com a galera da CN e da CNA, depois que passa a reunião fica a saudade e também a sensação que esquecemos alguns compromissos firmados, mas respeito os processos e as pessoas, vamos em frente e façamos aquilo que não nos machuque e nos deixe viver de forma saudável.

Escola de Formação da PJ de Serrinha/ BA

Vocês nem imaginam o que a juventude de Serrinha preparou para minha recepção, foi muito lindo. Eu fiquei impressionada, é difícil partilhar, foi maravilhoso. Falei sobre o Documento Evangelização da Juventude.

Encontro do Regional Leste II

Fui acolhida por nosso cuidadoso assessor Renato nas terras capixabas, foi tão gostoso passear com ele, conhecer a sua mamãe e a sua casa em reforma, me ofereceram uma janta tão gostosa, partilhamos nossas vidas e um pouco da nossa história. Viajei até Belo Horizonte com a delegação da Arquidiocese de Vitória, jovens alegres e cheios de expectativas.

O encontro foi muito legal, as assessorias maravilhosas, foram palavras fortes, cheias de sentimentos e de mística. Teve um baile à fantasia que fui de baiana, bem original (Quando disse a Renato que minha fantasia era bem minha cara, ele achou que era de Nega Maluca, rsrsrsrsrsrsrs), brincamos de Eu Nuca, tomamos uma cachaça capixaba, dançamos bastante, fiz perguntas no jogo da verdade, tanta coisa legal aconteceu.

Tivemos um momento de celebrar com uma comunidade bem simples, alegre e acolhedora. No domingo fui ao parque com a galera que ia viajar mais tarde, assistimos ao jogo do Flamengo na Rodoviária, foi massa, gritamos bastante.

MÊS DE MAIO…

Aniversário de Mainha

Não sei se já comentei com vocês, mas mainha casou no dia do aniversário dela (15/05), como ela ficou viúva aos 27 anos e foi muito triste perder meu pai, ela não gosta do dia do aniversário dela, porque tem recordações tristes e carregadas de saudades do amor da vida dela. Sofro muito com isso, ela nunca teve uma festa de aniversário, sonho com um dia em que ela terá um dia de aniversário mais alegre, com bolo, brigadeiro, baile, cerveja, enfim, com uma festa de verdade.

Seminário sobre Políticas Públicas

Assessorei uma oficina sobre Políticas Públicas para Juventude aqui na Arquidiocese de Salvador, foi muito legal, eu preparei um material bacana para oficina depois partilho com vocês, tem muita coisa solta das Pastorais da Juventude sobre essa temática, acho que deveríamos sistematizar tudo que acumulamos nessa discussão.

Curso de Formação da PJ de Estância/ SE

Momento bacana de reencontros e de crescimento, as dificuldades de estrutura foram muitas, mas os jovens não perderam a alegria e o compromisso com o estudo, era lindo de ver a dedicação e a alegria da Juventude Sergipana… E no ABC da PJ que diz o A, que diz o A, o A de amor e amizade, que diz o B, que diz o B, o B de bondade e beleza, que diz o C, que diz o C, C de capacitados cristãos.

Seminário Nacional da Campanha contra a Violência e o Extermínio

Posso chamar esse momento de sonho concretizado, eu sempre sonhei em viver um momento das Pastorais da Juventude na instância nacional, onde o foco fosse a vida da juventude, foi muito bom. A presença de Hamilton Borges (Militante do Movimento Negro de Salvador, poeta e membro da Associação dos Amigos de Presos) foi tão significativa para mim, não sei como explicar direito, mas ele era um símbolo de revolução, de mística, de beleza e de força.

O lugar onde realizamos o encontro “Escola Florestan Fernandes” é um espaço de solidariedade, pedagógico, bonito e muito interessante.

Desejo que esse seminário possa ser apenas o começo de uma grande virada em nossa caminhada conjunta, as Pastorais da Juventude precisam se unir em defesa da vida da juventude, por Gisley e por toda a juventude que está morrendo.

        Depois do Seminário eu, Gisley e John fomos para o Espaço Sagrado de Convivência de Quim e Quel, foi um momento muito forte de celebrar e partilhar as nossas vidas e os nossos sonhos. Foi um momento lindo e marcante.

MÊS DE JUNHO…

Encontro Regional da PJ do Sul II

        Tenho que antes de qualquer coisa agradecer a Raquel por ter pensado em cada peça de vestuário necessária para o meu aquecimento. Estava bastante frio em Maringá, mas o povo de lá é bem aquecedor.

        Gisley e Dom Eduardo assessoram o encontro, falaram de documentos, projeto de vida, escutaram as dioceses presentes e vivenciaram um momento muito interessante de partilhas de vidas e de celebrações.

        Conheci a Catedral de Maringá, participei de um programa legal, acho que o vídeo está no Youtube, joguei boliche pela primeira vez na minha vida. Luiz Fernando me fez subir mais de mil degraus de escadas para chegar ao topo da catedral, ufa, cansei.

        Sair de Maringá com a delegação de Curitiba, nós fizemos um passeio no parque e passamos por um lugar que foi uma aventura, foi massa.

Exame do Detran

Gente, vocês acreditam que eu fui reprovada no exame para tirar a minha habilitação, eu que sou uma motorista tão boa. Não é Johnson? Mas não se preocupem, na sexta-feira terei uma nova chance e agora vai.

Problema de Saúde

De 6 até 9 de junho estive muito doente, algo no meu estômago não está bem, assim que eu tiver um tempo vou fazer exames.

Santa Catarina

Mais uma vez agradeço a Raquel pela preocupação, o lugar é frio, mas tudo que vivi fui intenso e caloroso. Foram momentos marcantes, fui bem acolhida e aquecida pelos abraços amigos e carinhosos dos(as) jovens catarinenses.

Participei da reunião da equipe executiva das Pastorais da Juventude, do Encontro Regional, de um Programa massa chamado Jeito Jovem, de uma reunião com três Grupos de Jovens (JUBRAC – Jovens Unidos Buscando Responsabilidade, Amor e Crescimento, JURCA – Jovens Unidos Rumo à Civilização do Amor e JDS – Jovens Discípulos do Senhor). Foi massa esse encontro com os jovens, saiu até no jornal.

Fiz muita coisa legal, comi Sagu, hum, é uma delícia, convivi em várias casas, as famílias de Elena e de Marcos foram muito especiais.

Parece que Deus sabia que essa visita terminaria com uma notícia tão triste, porque o tempo vivido na Santa e Bela Catarina foi muito especial.

Ressurreição de Gisley

Mataram mais um irmão…

Escrevi um texto para o “Informativo Teias” tentando expressar um pouco do que passou pelo meu corpo com essa perda, não é fácil ainda entender tudo isso, mas de uma coisa eu tenho certeza: Eu vou sentir saudade de Gisley sempre, ele me fez muito bem, eu amo muito Gigi, ele foi e é um exemplo de assessor, que pessoa maravilhosa partiu e deixou grandes lições de vida. Amo-te Gigi e estou morrendo de saudade das suas palavras, do seu carinho, da sua preocupação e do seu amor intenso.

Festas Juninas

Fiquei em casa mesmo com Mainha, pensando em tudo o que aconteceu e descansando um pouco, não fui ao médico, porque não tinha mais vaga, mas logo estarei resolvendo isso.

MÊS DE JULHO…

Reunião da CNA

Raquel e Joaquim me acolheram em São Paulo com placa, presentes e tudo mais… É muito bom estar com Quim e Quel. Fiz um passeio com Quel na 25 de março, quase enlouqueci em ver tantas coisas legais.

A reunião foi muito legal, a CNA fez reflexões interessantes sobre o novo perfil da CN, sobre a preparação da nossa ampliada e tantas outras questões. Sandro fez uma reflexão sobre Mística que foi muito legal.

Acho muito bonita a preocupação da CNA com a pessoa do jovem que está na CN, eles conversaram sobre cada um, tentando entender suas histórias, seus limites e suas potencialidades, foi muito bacana.

Depois da reunião fomos correndo ao Teatro Municipal de São Paulo, fizemos mais coisas gostosas, mas tenho que dar um destaque à quermesse, o povo da comunidade se organizou fez uma festa linda, os jovens tocando, dançando, brincando, uma estava chorando por causa do namorado e eu tenho que ensinar a vocês a dança que eu aprendi com um ancião é uma dança engraçada e muito bacana.

Visita a Casa de Elen

Gente, Elen está muito bem, eu estive na casa dela há um ano com Renato, vocês nem imaginam como ela mudou de lá para cá, mais forte, mais bonita, mais saudável, mais madura, enfim, foi muito legal ver a sua virada, ela está bem, muito bem e me ajudou muito nos dias em que eu estive lá, conversou sobre a PJ sem rancores, sem mágoas, encarando o tempo em que esteve no serviço da secretaria nacional como um grande momento de aprendizado e de crescimento.

        As prestações de contas estão arrumadas e bem feitas, Cristiano tem feito o serviço com as observações e as explicações de Elen, acreditamos que em um mês tudo fique pronto, daí Roberta que está mais perto poderá ser a nossa ponte nessa questão.

Encontro Regional da PJ – Sul I

        No começo fiquei preocupada porque senti uma preocupação muito grande da galera que estava na condução do encontro com a estrutura, mas no decorrer do encontro todos foram percebendo o que era essencial, que nenhum atraso de almoço seria capaz de apagar ou esconder toda beleza daquele momento.

        As assessorias foram lindas, escutei com muita alegria um dos assessores dizerem assim: “Em primeiro lugar a pessoa humana, as outras coisas são conseqüências”. Achei de uma sensibilidade tamanha a sua reflexão, porque sinto que estamos num novo tempo na PJ e que esse novo tempo exige de nós, antes de qualquer coisa, uma preocupação maior com as nossas vidas, com os nossos corpos, com as nossas mentes, com os nossos corações, vamos alimentar a cada dia a mística do cuidado com o outro e com a outra, vamos valorizar as nossas vidas, as nossas histórias e os nossos sonhos. O mundo está precisando de amor, o mundo está precisando amar.

        Encontrei uma galera mais antiga e mais militante e fiquei observando por um tempo esse encontro entre “passado e presente”, a PJ mudou, a linguagem mudou, as escolhas mudaram, enfim estamos num tempo diferente (nem melhor e nem pior), por isso peço que nos abramos aos sinais.

        Roberta, como sempre um doce, simples, preocupada, amiga e muito alegre, obrigada minha amiga pelo cuidado e pela preocupação, você é maravilhosa. Amo-te muito.

        Quero falar mais depois sobre isso, mas vivi um momento muito forte na missão, aquela missão me paralisou, me emocionou, me indignou, enfim, deixou marcas fortes em meu corpo. Meu grupo de missão foi a um cortiço, onde famílias, na sua maioria nordestina, vivem em vãos únicos com poucas coisas materiais e muitos sonhos e desejos de mudança. Conheci pessoas que saíram de suas terras (Imperatriz/ MA, Penedo/ AL, Salvador/ BA, Feira de Santana/ BA, Recife/ PE) em busca da felicidade tão sonhada em São Paulo. Eu fiquei muito feliz por ter vivido esse momento, vou rezar mais essa experiência e depois partilharei mais com vocês.

“E caminhando eu vou, cantando seu amor, pois disponível eu estou para seguir-te Senhor”.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress