OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS

Humilhados

“Quem se eleva será humilhado, quem se humilha será elevado.”

30º domingo do tempo comum
1° leitura: Eclo35,15b-17.20-22a
Salmo 33
2° leitura: 2Tm 4,6-8.16-18
Evangelho: Lc 18,9-14

Continuamos com a liturgia nos remetendo à sobriedade. Desta vez a sabedoria do povo de Deus nos ajuda a colocarmos nossa vida em seu devido de lugar, que é de significância, mas não de ostentação.

Pode-se parecer que na sociedade na qual vivemos, os/as pobres são os/as esquecidos/as de Deus. Há muita teologia por aí que corrobora para que a fé de determinadas pessoas seja tal que em seus carrões se adesive frases do tipo “Presente de Deus”. Mas que Deus é este que dá carro de presente para uns e para outros lhe dá a péssima opção de pagar e ainda ter um transporte público horrível ou nem isso, de se locomover a pé, de bicicleta ou a cavalo?

Em Eclesiástico, recuperamos a fé de um povo que tinha em Deus aquele que não é parcial em prejuízo do pobre, mas sim que escuta a súplica dos/as oprimidos/as, das viúvas e dos/as órfãos.

A prece do humilde atravessa as nuvens e chega onde preciso for. Por isso salmodiamos dizendo que bendiremos ao Senhor nosso Deus por todo tempo.

Jesus desta vez nos ensina dizendo que quem se humilha será exaltado e que quem se exalta será humilhado (Lc 18, 14). Para isso Jesus, como bom contador de histórias que é, já emplaca uma história que diz muito para nós que vivemos nos templos religiosos. Muitas vezes pensamos sermos melhores que os/as outros/as por estarmos dentro da igreja, cumprindo preceitos e pagando dízimo. Na verdade isso nem sempre se traduz em intimidade com Deus.

Outra atitude denunciada por Jesus é a de julgarmos a nossos/as irmãos/ãs. Na história quem julgou não se justificou perante Deus. Quem se humilha pode ser exaltado e quem se exalta pode ser humilhado.

Já São Paulo escrevendo à Comunidade de Timóteo lhes falava que havia combatido o bom combate, completado a corrida e guardado a fé. Por tudo isso já estaria a sua disposição a coroa da Justiça. E quem hoje poderia receber esta coroa? E poderíamos perguntar ainda se a Justiça hoje é justa… Paulo já sabe que está perto de seu martírio e sabendo disso cuida de mandar mensagem às suas comunidades animando as suas caminhadas.

Enxergar nosso lugar, nem nos vangloriando demais nem nos desmerecendo. Sermos fieis ao seguimento de Jesus e mansos e humildes de coração. Isso faz diferença no mundo!

 

Por Pedro Caixeta
CEBI GO
Coordenador Nacional da PJ (2006 – 2009)

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.