Oito mil jovens participaram do DNJ em Serrinha/BA

 

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, a Pastoral da Juventude da Diocese de Serrinha, realizou na cidade de Serrinha, a 8º edição do Dia Nacional da Juventude. Celebrado em todo o país, o DNJ deste ano teve como tema “Juventude e Missão” e o lema, “Jovem: Levante-se, seja fermento!”. Em preparação para o DNJ, em várias paróquias da Diocese, a Pastoral da Juventude organizou o chamado Pré DNJ, com eventos como, vigílias, acampamentos, saraus, shows, semana da juventude, entre outros, que servem para refletir o tema e incentivam os jovens a participarem do DNJ. E como nas outras edições, no dia 22 de setembro, cerca de 200 jovens missionários das 20 cidades da Diocese receberam um dia de formação onde se prepararam para a missão nas comunidades da cidade de Serrinha.  

 

A abertura oficial do evento aconteceu na sexta-feira, 18, na Igreja da Paróquia Bom Pastor, com a missa de acolhimento dos Jovens Missionários, celebrada pelo Pe. Evandro Andrade, pároco da Catedral Senhora Santana. Durante a homilia, Pe. Evandro evidenciou a importância do encontro. “Se nós queremos encontrar a Deus, devemos ir ao encontro do outro, senão corremos o risco de querer encontrar a Deus e não encontrarmos, porque fechamos o coração para os irmãos.” Após a Missa os missionários se encontraram com as famílias que os acolheram e com seus companheiros de missão.

 

   

No sábado, às 6h30 da manhã, em todas as comunidades da cidade, os jovens prepararam um momento de oração com todos e tomaram um café partilhado. Em seguida, partiram para visitar as casas, levar um pouco de Deus as pessoas, ouvi-las e mostrar o rosto jovem de Cristo. A tarde aconteceu um bate-papo com os missionários, coordenado pelo Pe. Alessandro, Sdv de Riachão do Jacuípe. A noite, após a missa, houve um grande show da Família e da Juventude com Antônio Cardoso na Praça da Catedral Senhora Santana.

 

O Domingo começou com muita alegria e animação, deu-se início a Festa da vida da Juventude. As caravanas começaram a chegar de suas cidades e logo a área do Parque Maria do Carmo se encheu de ônibus e carros. Uma multidão foi chegando, pulando e cantando “Eu sou Pejoteiro, com muito orgulho, com muito amor!”. Aquele espaço enorme começou a ficar pequeno e a alegria contagiante da Juventude tomou conta do lugar. Após um momento de mística, com o tema “chega de violência e extermínio de jovens”, os jovens se preparam para a Missa celebrada pelo Bispo Dom Ottorino Assolari, o qual deixou todos emocionados com suas palavras. 

 

 

     

 

O dia foi marcante. Aconteceram apresentações de dança, samba de roda e show instrumental da 1ª Orquestra Sanfônica da Bahia. O evento contou com transmissão ao vivo pela internet, rede wi-fi liberada para os jovens e praça de alimentação. Mas, o que contagiou foi a animação feita pela Banda Akua Viva, de Feira de Santana, cantando entre outros sucessos, a música “Derrama o teu amor aqui”. O “Regueiro de Cristo”, Pe. João Eudes, fez a festa ao som do reggae, mostrou aos jovens que para louvar ao Senhor não importa o estilo, mas sim, a alegria que brota no coração. Por fim, para encerrar com chave de ouro, a banda Manto Azul de Conceição do Coité ficou no comando do Trio, arrastando a multidão de cerca de 8 mil jovens pelas ruas da cidade, cantando e louvando com muito Axé.

 

 

O DNJ da Diocese de Serrinha é construído pelos próprios jovens, que se doam pela causa, servem com seus dons e buscam recursos financeiros através da venda de camisas e rifas. O DNJ é o exemplo de que não importa quais os desafios, quais as barreiras que serão enfrentadas para a evangelização da juventude, o que importa é seguir contra a corrente, seguir no caminho de Jesus com muita fé e coragem, pois se caminhar é preciso, caminharemos unidos! 

 

 Veja toda a cobertura do evento através dos links: www.facebook.com/pjdiocesedeserrinha | http://www.youtube.com/PJdiocesedeserrinha

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress