Nossa luta contra a violência e o extermínio da juventude continua!

Cartaz_Campanha

 

“O meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 5,7)
Em 2008, a 15ª Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil – ANPJB, optou pelo fim da organização da PJB, e acertou uma pauta de luta comum entre as quatro Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJMP e PJR), que seria contra uma série de fatores que marginalizam os e as jovens da cidade e do campo, das periferias, de uma massificação dos meios de comunicação social contra a juventude, não compreendendo o seu grito. Nesse contexto nasceu então, em 2009, a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, prevista para durar três anos (de 2009 a 2011).
Surgiram muitas iniciativas Brasil afora, como a participação no Fórum Mundial Social
em Porto Alegre, que reuniu mais de mil pessoas para pensar a realidade da juventude. A campanha ajudou a despertar o programa governamental “Juventude Viva” e a criação da CPI sobre o extermínio de jovens, o engajamento de vários companheiros e companheiras nos conselhos de juventude (municipais, estaduais e no CONJUVE) e em diversas conferências; a intensificar a luta pela aprovação do Estatuto da Juventude, contra os autos de resistência, contra os agrotóxicos e a buscarmos uma alimentação pautada na agroecologia popular; a nos empenharmos na discussão sobre a redução da maioridade penal, nos posicionando contrários a mais uma visão que pune e encara nossos jovens como um problema a ser isolado nas masmorras da carceragem.
Reunidas e reunidos em Guararema-SP, de 15 a 17 de maio de 2015, convocados pela
Comissão Episcopal para a Juventude (CEPJ) da CNBB, junto com Dom Vilsom Basso,
presidente da CEPJ, e Padre Antonio Ramos Prado, assessor da CEPJ, representantes das Coordenações Nacionais de Jovens e Comissões de Assessores/as de nossas Pastorais, partilhamos esse caminho e reafirmamos nossa luta pela Vida da Juventude.
Essa Campanha desenvolveu em nossas pastorais vários processos e compromissos.
Hoje, com essa carta, anunciamos o seu término, porém a pauta da Campanha continua em nossas Pastorais como uma grande bandeira de luta. As ações e reflexões acumuladas ao longo desses anos nos impulsionaram a tomar essa iniciativa, não apenas como uma campanha pontual, mas a incorporar à nossa prática cotidiana de defesa da vida e dos direitos das juventudes, tornando parte integrante e fundamental de nosso processo de evangelização e identidade cristã.
Convocamos os grupos de base, jovens e assessores/as, a seguirem firmes com essa
bandeira de luta, contra a violência e o extermínio de jovens. Também, motivados/as pelo projeto ROTA 300, desenvolveremos coletivamente novos processos de reflexão em defesa da vida da juventude, a partir da dimensão integral da ecologia.
Guararema/SP, 17 de maio de 2015
Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude Estudantil
Pastoral da Juventude do Meio Popular
Pastoral da Juventude Rural

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.