[#16DiasDeAtivismo] Mulheres notáveis na Bíblia

Hoje vamos falar de mulheres que de alguma forma, enfrentam realidades de violência e superaram as adversidades para viverem felizes, algumas com desfechos melhores, porém todas com histórias importantes para transformação dos momentos bíblicos com seus desfechos para construção do Reino. Falar dessas mulheres é manter viva a história da Igreja do caminho e mostrar a mulheres que é preciso enfrentar a violência que sofrem.

Elcana tinha duas mulheres: a primeira se chama Ana e a segunda, Penina (1 Sm 1,2). Ana é a mãe do grande profeta Samuel (1, 20). Rainha de Sabá (1Re 10, 1-13). Provavelmente era negra e veio visitar o Rei Salomão. Maravilhada com o Templo e a sabedoria do Rei de Israel, envolveu-se amorosamente com ele. O imperador Haile Salassié (1892-1975), da Etiópia, dizia ser descendente direto desse relacionamento…

Raab era uma prostituta e a primeira a acolher o povo de Deus na Terra Prometida (Js 2, 1-24). Por ter colaborado com os espiões israelitas em Jericó, foi salva, com toda a família, da destruição da cidade. Mais tarde casou-se com Salmon, pai de Booz, marido de Rute, avô de Jessé e bisavô de Davi. Raab foi uma ascendente de Jesus. Filha de Jefté. E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faz de mim conforme o que prometeste… (Jz 11,36). Morreu sacrificada pelo pai, por causa de um voto louco.

Joquebede, a mãe que confiou no Senhor. Escrava hebreia no Egito, esposa de Anrão, mãe de Moisés, Miriam e Arão.

Míriam, irmã de Moisés e Aarão, líder e profeta. Pulou de alegria quando todos, fugindo do Faraó, passam o Mar Vermelho. Mais tarde, criticou publicamente seu irmão Moisés, por ter tomado uma esposa negra (Núm 12, 1-2); pegou a lepra, mas ficará curada (Ex 15, 20-21; Núm 12,13).

A Mulher de Putifar, um alto funcionário do Faraó, apaixonada perdidamente pelo mordomo de seu marido, José, filho de Jacó, não conseguiu o que queria. Acusou José de assédio, sendo preso injustamente por 12 anos… (Gn 39, 7-19).

Débora, mulher de Lapidote (Jz 4,4-5,32): Esposa fiel, dedicada e prestativa. Serviu o seu povo com coragem e discernimento, pois foi juiz (líder!) de Israel. 

Jael, mulher de Héber, o quenita: bendita seja tu, entre as mulheres… (Jz 4, 17-22). Mulher decidida e corajosa. Não era judia e fazia parte de uma tribo nômade. Mata o comandante Sísara, inimigo de Israel, por isso é elogiada publicamente por Débora, juíza de Israel, e por Barac, comandante do seu exército. Jael jamais imaginou que, um dia, amaria o Deus de Israel!

A Samaritana (Jo 4, 5-42). Um judeu nunca devia se dirigir a um samaritano e menos a uma mulher que tivera 5 maridos! Jesus passou por cima destes preconceitos, e se dirigiu a esta mulher pedindo-lhe água para beber.

Com Ele iam os Doze e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus ou de doenças: Maria, chamada a Madalena, da qual tinham saído sete demônios (Lc 8,2). Mulher forte, amiga de Jesus e primeira a anunciar a Ressurreição do Senhor… Seus olhos viram o mistério da divindade!.

Uma delas, chamada Lídia, vendedora de púrpura… também nos escutava. Pois o Senhor abriu o seu coração, para que estivesse atenta ao que Paulo dizia (At 16, 14). Muitas mulheres da Bíblia foram chamadas pelo Senhor para que seu plano se tornasse realidade. A Europa precisava ser evangelizada e a semente do evangelho foi lançada por Paulo, através desta mulher forte. Foi em Filipos, lugar improvável para a Palavra de Deus ser semeada, que Lydia ouviu de Paulo as palavras do Shemá: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças (Dt 6,4). Acreditou em Jesus

Lembra-te da fé sincera que está no teu íntimo e que também foi a de tua avó Lóide e tua mãe Eunice… (2 Tm 1, 5). Lóide recebeu das mãos do Senhor uma preciosidade rara, a transmissão da fé para Eunice, sua filha, e depois para Timóteo, seu neto, discípulo de Paulo.

A mulher Cananéia era pagã que busca insistentemente a cura da sua filha: Ó mulher, grande é tua fé, seja feito o que desejas! (Mt 15, 28). Mulher com fluxo de Sangue. Quando ela ouviu falar de Jesus, meteu-se entre a multidão, e chegando por trás tocou na roupa dele. Ela pensava: Se tocar nas suas vestes, sararei… (Mc 5, 27-28). Mulher doente e excluída.

Saudai a Priscila e a Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus: eles arriscaram a cabeça por minha vida… (Rm 16, 3-4). Casal que arriscou a própria vida para salvar a de Paulo que, vindo de Atenas para Corinto, conheceu este casal, ficando com eles, pois tinham o mesmo ofício: fabricantes de tendas (At 18, 3). Priscila foi uma grande evangelizadora primeiro em Roma e depois em Corinto e Éfeso); trabalhadora (ajudava o marido na confecção de tendas e artigos de couro); hospitaleira (convidou o apóstolo Paulo para ficar em sua casa); mulher de fé (mesmo sofrendo perseguição não desanimou); serva do Senhor e boa instrutora de Apolo. 

Quando vejo esta multidão e diversidade de mulheres que se destacaram no Antigo Testamento pela sua coragem e liderança e no Novo Testamento pela fé e o serviço, percebo Deus se fazendo presente nas mulheres de todos os tempos: mães, profetas e rainhas; jovens e outras não tão jovens. Mulheres sofredoras, estéreis, sábias, simples e importantes… Mulheres anônimas, que nunca tiveram seus nomes revelados; mulheres amigas, bonitas, generosas e prontas para ofertar a própria vida ou mesmo até suas últimas moedas ou o mais caro dos perfume… Mulheres de ontem e de hoje, mas todas envolvidas na história de salvação e na salvação da nossa pobre e humana história.

 

Leia mais sobre mulheres maravilhosas da bíblia no link: http://projetoredomas.com/category/biblia

 

#16DiasDeAtivismo #PelaVidaDasMulheres #PelaVidaDasCompanheiras

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.