Marielle, Presente! Nota da Pastoral da Juventude Nacional

 Marielle, Presente! Nota da Pastoral da Juventude Nacional

 

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto.” (Jo 12,24)

A Pastoral da Juventude Nacional quer por meio dessa nota tornar pública sua indignação diante de mais esse brutal caso de extermínio e prestar sua solidariedade aos familiares, companheiros e companheiras de Marielle Franco, Vereadora da cidade do Rio de Janeiro e o motorista Anderson Pedro Gomes, que com ela estava na noite de 14 de março, noite de suas execuções.

Marielle, presente!Marielle é para nós símbolo de resistência e luta pela vida das mulheres, negros e jovens que diariamente são assassinados/as nas favelas e campos de nosso país.

Nossa fé pascal nos garante que as ressurreições acontecem tanto em um âmbito teológico-espiritual como social, onde o martírio de nossos companheiros e companheiras se tornam sinal de resistência e força para que juntos possamos nos mobilizar e ampliar o grito pela vida em plenitude.

Nesse sentido queremos fazer coro às palavras de Dom Pedro Casaldáliga em sua carta aberta aos nossos Mártires:

“Escrevemos a todos vocês, mulheres e homens, que deram a vida pela Vida ao longo de nossa América, nas oficinas e campos, nas escolas e igrejas sob a noite ou a luz do sol. Por Vocês, sobre tudo nossa América, é o continente da morte e da esperança.

Escrevemos a vocês em nome de todos os Povos e nossas Igrejas, que a vocês devem a coragem de viverem defendendo sua identidade e a vontade teimosa de seguirem anunciando o Reino, contra a maré do anti-reino neoliberal.

Cremos que enquanto houver martírio haverá credibilidade, haverá esperança.”

Pela memória de Marielle, jovem mulher que também teve sua passagem pela Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na Maré, e de muitas outras companheiras, convocamos todos/as a se juntarem na luta pela fim do ciclo de violência contra as mulheres, pelo fim das intervenções militares, falaciosas e oportunistas que em nada garantem a superações da violência e os direitos humanos aos pobres já violentados diariamente por esse sistema de perversa injustiça social.

Marielle Franco, Presente na Caminhada!

Anderson Pedro Gomes, Presente na Caminhada!

Passo Fundo, 15 de março de 2018.

Coordenação Nacional, Secretaria Nacional e

Comissão Nacional de Assessores da

Pastoral da Juventude

#PJemDefesaDaVidaDasMulheres

Baixe a nota aqui e divulgue.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress