Lá onde elas e eles estão – Galileia

Missa Ampliada_2

Ir ao encontro, ver, sentir, viver as realidades de vida e de morte onde os/as jovens estão inseridos/as. A iluminação bíblica da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” (Mt 28, 10), provoca essa ação… foi essa motivação que levou mais de 30 jovens de diversas dioceses do Regional Nordeste 1 (Ceará) para a paróquia São José Operário, Ponta da Serra, no Crato para a Missão Regional em sintonia com a ANPJ.

“A experiência da missão é viver o amor de Jesus Cristo através da comunidade e das famílias que nos acolhem, e sentir-se em casa numa casa que não é a sua; é receber o mesmo carinho, cuidado e aconchego que encontramos no coração de mãe”, partilha Leidiane Sousa, da Arquidiocese de Fortaleza.

16114331_1282337845159296_4804255447441020076_nDo Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Crato, lembra que, os/as jovens vieram de outras dioceses, mas formam, na Ponta da Serra, a mesma Igreja. “Saíram de dois em dois para ir ao encontro, e voltarão a se encontrar para partilhar a vida, para construir juntos”, disse Dom Gilberto, em missa nessa última quinta (26) com os missionários e o povo das comunidades que estão sendo visitadas. Na celebração, cada comunidade recebeu uma muda de ipê, como símbolo da missão, que será plantada depois no espaço da comunidade. A noite ainda teve apresentação de artistas populares da paróquia e de um grupo de coco (ritmo típico da Região Nordeste).

A Galiléia da Ponta da Serra

Os missionários/as da Pastoral da Juventude, junto com mais de 30 jovens da paróquia estão fazendo missão em oito comunidades. O momento está sendo de visitar as famílias, ajudar os grupos de jovens com formação, e fomentar a criação de novos grupos. É a “fé de sairmos de nossos aconchegos para anunciar a boa nova, levando a mensagem e o conforto para pessoas que precisam”, partilha Gustavo Azevedo, da Diocese de Sobral.

Entre os desafios, está a falta de acompanhamento dos grupos de jovens, a ausência de material que ajude as lideranças a trabalhar melhor os encontros, além dos conflitos em família e da realidade de tentativa de suicídio que acomete muitas jovens dos grupos das comunidades.

Missa Ampliada_1

_________________________________________

A missão da PJ na paróquia São José Operário acontece até a manhã de domingo (29).

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.