Jovens peregrinam ao Horto de Padre Cícero no segundo dia da ANPJ

 Jovens peregrinam ao Horto de Padre Cícero no segundo dia da ANPJ

Pe Cicero

A Ampliada Nacional da PJ continou na terça-feira (24) ainda no clima do passo metodológico do VER, as/os jovens refletiram a organização e deram um olhar para os últimos três anos. Na transição para o passo do JULGAR, a oração popular foi usada como elemento para a reflexão e os delegados e delegadas coloriram as ladeiras na subida para o Horto do Pe. Cícero, em Juazeiro do Norte/CE.

SONY DSCO ponto de peregrinação recebeu os e as jovens em clima de reflexão mística da iluminação bíblica da ANPJ: “Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. (Mt 28,10b)”. Do alto do Horto, um dos maiores centros de romaria do Nordeste e do Brasil, o grupo contemplou a cidade de Juazeiro e fez memória das situações juvenis experimentadas em suas diversas realidades.

A jovem delegada do regional Centro-Oeste (GO e DF), Hélia Marina, lembrou a importância da mística do lugar. “A ida ao horto de Padre Cícero, somada à vivência destes dias de Ampliada, têm me provocado a olhar para as Galileias, mas também a olhar para a Galileia que habita em mim e do quanto o cuidado com o projeto de vida pessoal influência no cuidado com o coletivo. No caminho do horto o sentimento foi de gratidão: como é bom ter a oportunidade de me encantar com o cuidado que a humildade e a simplicidade oferecem”, destacou.

Para a assessora regional da PJ do Leste 2 (MG e ES), Alexandrina Faresi, a peregrinação lembrou aos jovens a própria caminhada pastoral. Ela refletiu que a festa aparece no início, mas o cansaço e a dor também fazem parte dessa experiência. “Neste momento é preciso refletir e trazer na memória todos e todas que contribuíram com a história. Padre Cícero, santo popular, cultura de um povo resistente”, afirmou.

Organização

A manhã foi de revisão e provocação. Revisão da ação dos serviços nacionais da PJ: coordenação SONY DSCnacional, comissão nacional de assessores (CNA), representante no Conjuve e secretaria nacional. A provocação se deu para pensar: a estrutura é um peso para a missão da PJ?

O membro da CNA, Pe. Sebastião Corrêa, lembrou que a organização é aspecto central da identidade da PJ. Nesse sentido, provocou o grupo a pensar nos desafios para pensar uma construção que seja feita a partir de como Jesus se organiza em sua ação missionária no chão da Galileia.

O representante do regional Leste 2 (MG e ES) na Coordenação Nacional da PJ, Vinícius Borges, conclamou o grupo a pensar na importância do grupo de jovens como elemento central da organização da PJ. “A organicidade missionária não pode cair na tentação da autoreferencialidade e o horizonte maior é o Reino. Nós pisamos Galileias quando pisamos grupos de base. Pecamos quando nos seduzimos pelos poderes da Jerusalém. Pecamos quando não voltamos para a Galileia”, ressaltou.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress