Jovens participarão de Congresso

Unicef e Projeto/ Revista Viração promovem participação jovem no III Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Projeto/ Revista Viração, que oferece oportunidade para adolescentes e jovens brasileiros/as de se expressarem por meio de comunicação escrita e audiovisual, é parceira do Unicef no III Congresso Mundial Contra a Exploração de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Governo brasileiro, ECPAT, Unicef e ONG.

O evento acontece de 25 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é fornecer espaço para que adolescentes de diferentes partes do mundo enviem suas contribuições sobre o assunto, mesmo que violência sexual não faça parte da agenda de seus grupos ou organizações.

Um site está sendo desenvolvido para hospedar artigos, entrevistas, fotos e vídeos enviados por jovens dos cinco continentes antes do Congresso. O site só será concluído em meados de outubro. O blog está no ar desde 01 de setembro. Confira: www.blog.stopx.org

Durante o evento, vão acontecer workshops no Espaço Jovem, onde os participantes terão a oportunidade de contra as histórias do Congresso escrevendo textos, tirando fotos e fazendo entrevistas. Todo o trabalho será facilitado pela equipe da Viração.

Eventos anteriores

O primeiro Congresso Mundial foi organizado em agosto de 1996 pelo Governo da Suécia e aconteceu em Estocolmo. Ele atraiu a atenção mundial trazendo pela primeira vez líderes, governos, agências, organizações não-governamentais e jovens juntos para um encontro mundial. 17 jovens delegados participaram do evento.

O segundo Congresso Mundial foi realizado em Yokohama, no Japão, em 2001, como fortalecimento do compromisso de proteger crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Quase 100 jovens delegados foram convidados a participar do 3º Congresso Mundial. Houve preparação regional e planejamentos para estimular a participação das crianças e adolescentes no Congresso.

Neste terceiro Congresso, o papel de adolescentes se tornou ainda mais importante. A participação deles é crucial para institucionalizar os processos nos níveis locais e nacionais.

Unicef

O Unicef trabalha em mais de 150 países e territórios para ajudar as crianças a sobreviverem e se desenvolverem desde a mais tenra infância até a adolescência. É o maior fornecedor de vacinas aos países em desenvolvimento, e apóia a saúde e nutrição infantil, boa água e saneamento, educação básica de qualidade para meninos e meninas, e proteção das crianças contra violência, exploração e aids. O UNICEF é inteiramente financiado por contribuições voluntárias de indivíduos, empresas, fundações e governos.

Projeto/Revista Viração

Viração é um projeto social de educomunicação sem fins lucrativos, criado em março de 2003. Afiliado à organização não-governamental Associação de Apoio a Meninos e Meninas da Região Sé (AAMM), recebe apoios institucionais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Tem como missão promover práticas de comunicação, educação e mobilização entre jovens e adolescentes. Traz como grande inovação em termos de produção de mídia pelos jovens e adolescentes: o Conselho Editorial Jovem, composto por representantes de escolas públicas, escolas privadas, ONGs, fundações, movimentos sociais jovens etc. Os conselhos atuam em 21 capitais e reúnem, em média, de 15 a 20 jovens.

A Casa da Juventude é parceira da Viração e atua na articulação do Conselho Editorial Jovem de Goiânia/GO

Informações: www.revistaviracao.org.br
vivian@revistaviracao.org.br, paulo@revistaviracao.org.br, camila@revistaviracao.org.br

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress