Intercâmbio da Cáritas reúne jovens da Bahia e Sergipe

Na perspectiva de construir coletivamente maneiras de fortalecer as ações de juventudes nos territórios de Bahia e Sergipe, se reuniram nos dias 23 e 24 de agosto, em Salvador, representantes da Pastoral da Juventude, ACOPAMEC (Associação de Comunidade Paroquiais de Mata Escura e Calabetão), Pastoral da Juventude Rural, representantes do Levante Popular e Jovens de Cáritas das localidades de Barreiras, Monte Santo, Estância (SE), Salvador, São Felipe, Riacho de Santana, Baixa Grande, Caetité, Brumado, Queimada Grande, Serrinha e Amargosa. O Intercâmbio de Juventudes aconteceu na Casa Fraternal São José e foi promovido pela Cáritas Regional Nordeste 3.

Conhecer, debater e trocar experiências por meio de intercâmbios tem sido uma estratégia que a Cáritas Regional Nordeste 3 tem apostado como possibilidade de integrar e interagir grupos sociais que vivem em realidades distintas e com diversas dificuldades, mas que podem se unir para superar os desafios e até se antecipar às problemáticas, como é o caso, por exemplo, dos jovens.
Durante o encontro, foi apresentado um painel das realidades vivenciadas pelos jovens nas regiões da Bahia e Sergipe, tanto do espaço urbano quanto no rural, mostrando aspectos sociais, culturais e políticos. O grupo participou de umacaminhada do Cine Plataforma até o Acervo da Laje. Essa ação educativa, que integra as atividades da 3ª Bienal da Bahia, foi realizada com o apoio de José Eduardo Ferreira(pesquisador e responsável pelo Acervo da Laje) e permitiu que os participantes confirmassem as belezas existentes na região suburbana de Salvador, sem perder de vista o olhar crítico sobre outras realidades em que vivem as juventudes dessa região da cidade.

No último dia do encontro, os principais encaminhamentos e ações prioritárias definidas foram:formação continuada para mobilização; implementação dos conselhos municipais de juventude, tendo como estratégias formação e mobilização;criação de equipe de articulação por polo;resgate e vivências de aspectos das culturas local e regional nos encontros e nas ações de políticas públicas,elaboração de diagnóstico e mapeamento nas dioceses de Sergipe e Bahia sobre juventudes, além da realizações de reuniões presenciais e online.

Autor/Fonte: Cáritas Nordeste 3 (Bahia e Sergipe)

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.