Equipes de trabalho já estão em preparação para o ENPJ

 Equipes de trabalho já estão em preparação para o ENPJ

Kelton Pinho e Vitória Correia

Falta pouco mais de um mês para iniciar o 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) em Rio Branco, capital do Acre. No total são 16 equipes de trabalho contribuindo direta e indiretamente para que o Encontro aconteça. Esses grupos de trabalho continuam se preparando para receberem os delegados e delegadas de todos os regionais do país.

Entre essas equipes estão as de Hospedagem, Bem-estar, Infraestrutura, Acolhida e Transporte. Em entrevista, alguns referenciais nos contaram como está sendo esse processo de preparação.

Parte da equipe de trabalho de Hospedagem (Foto Arquivo Pessoal)
Parte da equipe de trabalho de Hospedagem (Foto: Arquivo Pessoal)

“Falamos com o casal coordenador geral do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e explicamos toda a situação. Então eles fizeram uma reunião com os setoriais, que são os casais por região pastoral. Nessa reunião foi decidido que seriam 44 delegados por paróquia. Convidamos um jovem de cada paróquia para ser referência dos casais, incentivar as famílias e ajudar com a ficha de inscrição também”, explicou Diego Alves, referencial da Hospedagem.

O Bem-estar é responsável por cuidar não apenas dos delegados e delegadas, mas também de todas as equipes durante o Encontro. Esse cuidado se refere à saúde e ao estado de espírito de cada um e de cada uma que vai participar. O referencial, Anderson Alves, revelou que o trabalho está encaminhado e reuniões com outras equipes já foram realizadas.

“Já nos reunimos com a prefeitura e eles nos disponibilizaram pessoas para ajudar e nos forneceram materiais de insumos. Falamos com o corpo de bombeiros que providenciará uma das viaturas para estar ajudando durante todo o Encontro. Também conversamos com a equipe de alimentação para saber quais tipos de alimentos eles estão pensando, porque caso algum participante tenha intolerância, nós já teremos os medicamentos necessários”, contou.

Já a Infraestrutura é responsável por conseguir os espaços físicos do evento, bem como auxiliar outras equipes na aquisição de materiais. Cleson Lima é um dos referenciais e comentou sobre como estão os preparativos.

Teatro Universitario será onde acontecerá a maior parte da programação (Foto- Site Ufac)
O Teatro Universitário será o espaço que acontecerá a maior parte da programação (Foto: Ascom Ufac).

“Fizemos parcerias como com a Universidade Federal do Acre, com a qual pudemos garantir os espaços internos e externos. Estamos tentando firmar também com o Governo do Estado, por meio das secretarias e com a Prefeitura. Nós auxiliamos outras equipes, como a de limpeza e secretaria a qual estamos ajudando na aquisição de materiais. Já temos confirmado alguns lugares externos e o local da abertura, por exemplo”, ressaltou.

Acolhida e Transporte, a fusão de dois serviços em uma equipe, vai realizar o translado do aeroporto para as casas de acolhida e até a Ufac, além de contribuir no transporte das missões e passeios. A equipe vai acolher os delegados e delegadas em todos os momentos.

“Temos uma frota de 15 ônibus, sendo um por paróquia, para facilitar o translado e não acontecer nenhum atraso. Vamos ficar sempre de Stand-by, caso aconteça alguma coisa. Vamos ter um carro sempre à disposição para ajudar na locomoção das equipes”, explicou Clébio Bruno Barbosa, assessor paroquial da PJ Santa Cruz, ressaltando que falta apenas confirmar as rotas que farão durante o ENPJ.

As equipes

Executiva; Mística e Liturgia; Ambientação; Acolhida e Transporte; Comunicação; Alimentação; Bem-estar, Animação e Cultura; Finanças; Hospedagem; Infraestrutura; Limpeza; Missão e Passeio; Secretaria; Lojinha e Metodologia.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress