Encontro de formação diocesano da PJ em Bragança-PA

 Encontro de Formação para as Equipes de Coordenação e Assessoria da Juventude em Paragominas contou com cerca de 75 jovens.
Encontro de Formação para as Equipes de Coordenação e Assessoria da Juventude em Paragominas contou com cerca de 75 jovens.

No último fim de semana, dias (15, 16 e 17/02/2019), a Pastoral da Juventude/PJ da Diocese de Bragança-Pará, esteve reunida na cidade de Paragominas-Pa, para realizarem juntos/as o primeiro Encontro de Formação do ano 2019 para as Equipes de Coordenação e Assessoria da Juventude. Na ocasião estiveram participando cerca de 75 jovens, sendo envolvidos/as direto ou indiretamente no referido encontro. A juventude rezou este encontro à luz da temática “JUVENTUDE: CONHECER PARA SERVIR”, iluminados pelo Evangelista João 10, 14 – “Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem.”, estiveram eles/as também formando e conhecendo nossa boa, bela, atraente e amada juventude.

A metodologia deste encontro ficou organizada da seguinte forma: Na sexta-feira (15/02), à noite aconteceu a Mística de Abertura do referido encontro; a dinâmica de apresentação e em seguida houve a plenária de abertura e orientações aos/as jovens presente. Na manhã de sábado (16/02) foi discutido sobre “Juventude: Realidades e Desafios”, uma espécie de análise de conjuntura, sendo conduzida pelo Eraldo Paulino, do Instituto Juventude da Amazônia (IJA). À tarde ficou conduzida pelo Denny Junior e Marceli Cabral, ambos do IJA que contribuíram com grandes colocações acerca do papel do “Assessor/a-Educador/a de Jovens: Chamado e Serviço”, e à noite aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Pe. Gleyson. Após a Missa, houve o momento de apresentações culturais, sendo todas apresentadas e organizadas pela juventude das 04 Regiões Episcopal da Diocese de Bragança. O domingo de manhã (17/02) foi todo assessorado e com muitas contribuições do Eduardo da Amazônia, sendo feitas ótimas colocações sobre “Coordenação: Protagonismo e Desafios”, onde, na ocasião os/as jovens puderam ouvir e discutir sobre o papel da coordenação junto aos jovens e a comunidade.

A segunda parte da manhã de domingo do referido encontro foi reservada para que a Equipe de Coordenação Diocesana pudesse fazer suas orientações às Coordenações Paroquiais da Pastoral da Juventude que ali estavam presente. Em seguida foi lançada oficialmente a Campanha de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher, sendo solicitado aos presentes que discutissem essa campanha em suas paróquias/grupos/comunidades. Aproveitando a ocasião, foi informado que acontecerá, nos dias 23 e 24/março/2019, na cidade de Mãe do Rio-Pa, uma formação para a equipe que irá subsidiar essa atividade/ação na referida Diocese.

Coordenação da Pastoral da Juventude/PJ
Diocese de Bragança-Pa

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.