EM TERRAS MARIANAS, PJ DO LESTE 2 CONCLUI AMPLIADA REGIONAL

 EM TERRAS MARIANAS, PJ DO LESTE 2 CONCLUI AMPLIADA REGIONAL

Primavera, dia da padroeira do Brasil, chão de grandes profetas da Igreja, cidade das rosas. Tantos elementos coincidentes que só podiam mesmo inspirar. A Pastoral da Juventude do Regional Leste 2 (MG e ES) fez morada na cidade de Barbacena, Arquidiocese de Mariana/MG, para rever a caminhada e continuar sonhando a missão conjunta de evangelização das Juventudes. De 12 a 15 de outubro, a casa das Irmãs Vitorianas foi o espaço de muita reza, debate, construção e festa. Foi tempo de colheita e plantio.

Para o próximo triênio (2018-2020), a Coordenação Regional da PJ deverá se dedicar a várias ações de

Os/as participantes da Ampliada foram acolhidos pelo grupo "Força Jovem" na Festa da Primavera
Os/as participantes da Ampliada foram acolhidos pelo grupo “Força Jovem” na Festa da Primavera

envolvimento das arqui/dioceses e grupos de jovens. Uma das propostas votadas foi a realização de uma Romaria Regional em 2019. A ideia é gerar um caminho de formação com base nas principais realidades de desafios enfrentadas pelas Juventudes, como o extermínio, o suicídio e o preconceito. Dessa forma, o fomento ao debate dessas questões sociais dialoga também com a prioridade formativa da PJ Nacional, que propõe os direitos humanos como eixo que perpasse as dimensões da formação integral.

– A ideia da Romaria é unir a Juventude em uma causa. Criar um processo formativo e missionário anterior, de forma que os/as jovens poderão estar envolvidos/as com a construção do evento, trabalhando temas importantes para a vida da juventude. O dia será uma grande celebração de unidade e resistência, levantando as bandeiras de luta – descreve o jovem Matheus Leão, da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano.

Na Espiritualidade, a proposta é a construção de materiais e subsídios para os grupos. Segundo Diony Januário, da Arquidiocese de Mariana, falta para a base, muitas vezes, subsídios que expliquem e ajudem na vivência da espiritualidade libertadora. Além disso, uma das ideias é a parceria com outras organizações na vivência do Encontro de Espiritualidade Libertadora da região sudeste.

Com relação ao eixo de articulação, o grupo reafirmou a importância do diálogo junto ao Serviço Regional de Evangelização da Juventude, que foi representado pelo assessor, Pe. Rafael Rosário. Ele ainda conclamou a PJ a fortalecer esse espaço de comunhão, contribuindo com sua experiência e ideias.

O cuidado com a assessoria foi lembrado no eixo da formação, onde se pretende fomentar o Encontro WhatsApp Image 2017-10-15 at 14.36.41Regional de Assessores/as como instrumento de diálogo entre as experiências de acompanhamento nas dioceses.

Sarah, Mariana e Cícera foram as jovens que colocaram os nomes para os serviços da Secretaria e Coordenação Nacional
Sarah, Mariana e Cícera foram as jovens que colocaram os nomes para os serviços da Secretaria e Coordenação Nacional

Essas ações serão partilhadas por toda Coordenação Regional, que também acolheu para o serviço sua nova equipe de assessoria, composta por Jamilly July (Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano), Jassiara Santos (Diocese de Divinópolis), Marco Aurélio (Diocese de Oliveira) e Fábio Santos (Arquidiocese de Mariana – reconduzido ao serviço). Também foram eleitas a nova secretária regional, Mariana Borges, da Diocese de Divinópolis, e a nova Coordenadora Nacional pelo Leste 2, Sarah Suzan, da Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano.

A Ampliada teve como lema: “Primavera Juvenil: Nas terras MARIAnas acolhemos semente de profecia”. A iluminação bíblica foi extraída de Cânticos 2-11,12: “Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e foi; aparecem as flores nas terras”.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress