Em Feira de Santana, PJ realiza Força Jovem Formativo

Neste fim de semana (07 a 09 de junho) foi realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral de Feira de Santana, o Força Jovem Formativo, onde foi pensada a rearticulação da Pastoral da Juventude, a nível de foranias. O tema do encontro foi: “Somos Igreja jovem: 20 anos de Vida e Missão”; e o lema “Eis-me aqui, envia-me” Is 6,8. 

 
 
A programação começou na sexta, com a reza do Ofício Divino da Juventude em memória do Padre Gisley Azevedo que foi assassinado há 4 anos no DF, enquanto era assessor da Pastoral da Juventude Nacional e do Setor Juventude da CNBB.
 
 
No sábado pela manhã contamos com a assessoria do nosso amigo Johnny, é natural do  Regional Sul 1 (São Paulo). Ele deu uma visão geral da identidade, organização e missão e espiritualidade da PJ. Foi um importante momento de se discutir a vida de nossas juventudes em nossas comunidades, e como fortalecer o nosso protagonismo a partir desse lugar de vivência comunitária.
 
 
Na parte da tarde, a assessoria ficou com a nossa Secretaria Regional da PJ, e Presidente do Conselho Estadual de Juventude Michelle Vieira, que abordou o extermínio da juventude e nossa Campanha Nacional Contra a violência e o extermínio de jovens. No parte final foi abordada a discussão da redução da maioridade penal, onde se exibidos vídeos com ideias contrárias e a favor da redução. Por fim, Michelle expôs que a Igreja do  Brasil oficialmente é contra a redução da maioridade penal, já que esta não resolverá o problema da violência, já que o Estado não oferece os direitos básicos para a vida dos jovens. Em consonância com esta ideia está a Pastoral da Juventude Nacional.
Na noite de sábado tivemos a apresentação da banda Missão e Resgate, que animou a todos e todas, em especial com a música Momento Novo. No domingo foi discutida a rearticulação das cinco foranias da Arquidiocese, e como se fortalecer a caminhada das paróquias e grupos de base. Ao final do ano deveremos ter novos articuladores para cada forania, o que irá fortalecer a caminhada da PJ Arquidiocesana. Por fim tivemos a Santa Missa, celebrada pelo Padre Cristiano, que acompanha o Setor Juventude da Arquidiocese.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress