Em Aracaju: PJ NE3 realiza seu 11º ERPJ

10348182_349857545173149_3056826582486443357_n

A Pastoral da Juventude do Regional Nordeste 3 armou sua tenda nas terras calorosas da Arquidiocese de Aracaju, para o seu 11º Encontro Regional. Fizeram parte desse encontro formativo delegados de 19 dioceses dos estados de Sergipe e da Bahia. O tema central trouxe elementos formativos imprescindíveis aos acompanhantes e articuladores da PJ nas bases; foram estes a espiritualidade libertadora e os elementos pertinentes aos nossos grupos de base. O tema foi: Pastoral da Juventude: Formação e Espiritualidade na base. O lema: A beleza de ser um eterno aprendiz; e a iluminação bíblica: “Mas aquele que beber da água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (Jo 4, 14). As atividades se deram entre os dias 28 e 30 de agosto no Recanto dos Franciscanos em Aracaju.

O ERPJ se iniciou na sexta com uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo assessor da PJ no Vicariato São Marcos, padre Eugênio dos Santos. Logo após o credenciamento, tivemos o inicio dos trabalhos com a dinâmica de apresentação, que foi conduzida pelo pessoal da PJ local. A seguir tivemos a apresentação da realidade da PJ no Brasil e no regional, com a explanação do Murilo Rebouças, que integra a coordenação nacional da PJ, representando nosso regional. Também tivemos a troca de experiências trazendo três realidades de nosso regional: a Larissa Lima nos falou da sua experiência como coordenação de grupo de jovens, na periferia de Salvador; a Iana Rocha nos trouxe sua vivência juntos as bases na cidade de Jequié, e o Felipe Gonçalves abordou sobre os caminhos da PJ na região mais central da cidade de Aracaju. Por fim houve a mística final, em que construímos uma faixa, pintando-a com as mãos com tinta vermelha, para recordar a violência o extermínio de jovens que tanto queremos combater.

No sábado de manhã, começamos com a mística, e logo depois tivemos a assessoria temática do Eric Gamaliel, que nos trouxe elementos sobre a espiritualidade libertadora, que a PJ tem. Com um jeito leve de falar, abordou o jeito de ser das PJs e das CEBs, mostrando qual é realmente a forma se caminhar que nossos grupos de base tem possuir na identidade. Na tarde do sábado a Elis Souza abordou sobre o jeito de ser, fazer e a metodologia de nossos grupos de base. Finalmente no sábado á noite, tivemos a Celebração dos Mártires da Caminhada, onde fizemos memória de tantos/as que morreram pela causa do Reino de Deus, da Civilização do Amor. Ainda no sábado de noite houve a noite cultural com um forró bem sergipano.

10438403_349848835174020_4914098152894674863_n

No último dia do ERPJ, começamos com a mística, e logo após fomos para a parte encaminhativa do encontro. Inicialmente foram trazidas mensagens de companheiros sintonizados com o encontro, como a secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, entre outros/as. Logo após se falou dos encaminhamentos para o ENPJ, e também sobre o financeiro do regional. Ainda foram feitas reuniões por Região Pastoral (subdivisões do regional), onde foram discutidas questões locais e também de onde tivemos sugestões pra sede do próximo ERPJ. Por votação foi definida como sede do 12º ERPJ a Diocese de Amargosa, na data de 29 a 31 de agosto de 2015. Para encerrar, foi celebrada uma Missa presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom José Lessa, onde este trouxe a necessidade da juventude não dissociar a perspectiva social, da cristã/religiosa. E ainda todos puderam se colocar mais uma vez na ciranda da comunhão e da participação!

10678636_349859838506253_6483098890766505842_n

Autor/Fonte: Fonte: Teias da Comunicação – Regional Nordeste 3

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.