Curso de Verão 2009 – Arte e Educação Popular

O CURSO DE VERÃO é um programa de formação popular no campo sócio-cultural, a partir da realidade e dos seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.

Acolhe participantes empenhados na busca da unidade entre cristãos e entre homens e mulheres de toda a família humana, no esforço para se transformar as pessoas e a sociedade na linha da justiça e da solidariedade.

É um curso realizado em MUTIRÃO: pessoas, famílias, comunidades, movimentos populares e instituições educativas e religiosas colocam-se gratuitamente a serviço de sua preparação ao longo do ano e de sua realização no mês de janeiro na PUC de São Paulo..

É um curso organizado para um grande número de participantes vindos de todas as regiões do Brasil e mesmo de países da América Latina, do Caribe e de outros continentes. Oferece, ao mesmo tempo, uma atenção muito pessoal a cada participante que é acolhido em grupos menores, dentro da metodologia da Educação Popular.

Em 2009, o XXII Curso de Verão inaugura uma NOVA FASE, com inovações no seu formato, que será mais compacto, com a duração de oito dias e, na sua metodologia, que buscará maior integração entre reflexão e espaços de criatividade.
Em 2009, o tema é ARTE E EDUCAÇÃO POPULAR, buscando aprofundar e sistematizar uma das marcas registradas do Curso de Verão: o entrelaçamento entre criatividade e rigor discursivo, emoção e reflexão, beleza e compromisso.

Destinatárias/os

O CURSO DE VERÃO é um programa de formação popular no campo sócio-cultural, a partir da realidade e dos seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.

Conteúdo/ Assessoras/es

– a) Arte e Educação: mapeando experiências e reformulando práticas e conceitos Dan Baron – Escritor, diretor de teatro, arte-educador popular, coordenador da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (IDEA) e do Instituto Transformance, Cultura e Educação. Florianópolis, SC. Manoela Souza – Arte-educadora, coordenadora do Instituto Transformance, Cultura e Educação e da Rede Brasileira de Arteducadores (ABRA). Florianópolis, SC.

– b) Celebrar com arte, emoção e compromisso Lusmarina Campos Garcia – Liturgista, Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), prestando serviços ao Conselho Mundial de Igrejas em Genebra.

– c) Salmos de ontem e de hoje – Orar ao som e ritmo de violões e atabaques Marcelo Barros – Monge beneditino, biblista e escritor. Goiás, GO. Zé Vicente – Poeta popular, músico e compositor.
Fortaleza, CE.

Custos

Inscrição: R$ 150,00. Para quem pagar até 19-12-2007, há um desconto: R$ 135,00.

Alimentação: 15% do valor do salário mínimo vigente no mês de janeiro de 2009.

Os participantes são acolhidos gratuitamente, para jantar, dormir e tomar o café da manhã, por famílias e comunidades envolvidas no mutirão.

A comunidade ou movimento que confirmar a presença de 05 participantes, ganhará uma inscrição gratuita.

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.