Coordenação Nacional da PJ lança edital para escolha da sede da ANPJ 2017

 Coordenação Nacional da PJ lança edital para escolha da sede da ANPJ 2017

capaArtigos

 

Às Coordenações Regionais e Diocesanas da Pastoral da Juventude

A evangelização da juventude passa pelo fortalecimento das estruturas organizativas que acompanham os processos de educação na fé” (Documento 85, n. 183)

Estamos em tempo de Páscoa! A alegria com a Vida que vence a morte nos leva a querer mais e mais seguir firmes na caminhada, sonhando, planejando e dando tudo de nós para concretizar a Civilização do Amor. É tempo de graça, de amar, de acolher, de anunciar. Não há espaço para o medo, para a dor. As coisas antigas já se passaram: somos nascidos e nascidas de novo!

Como está no Somos Igreja Jovem, seguindo e aderindo aos princípios e à pedagogia de Jesus, a Pastoral da Juventude trabalha sua organização, por intermédio dos próprios jovens, comprometendo estes enquanto sujeitos e protagonistas de sua evangelização, assumindo-se como evangelizadores e evangelizadoras de outros e outras jovens.

Por priorizar a partilha e a sistematização das experiências, promover um processo educativo na fé, despertar a consciência crítica e a memória histórica, favorecer a realização da missão evangelizadora de modo orgânico em todas as instâncias, a PJ caminha há mais de 40 anos nos chãos desse Brasil imenso. São chãos do povo do Cerrado, da Amzônia, dos Pampas, da Caatinga, do Sertão, das Araucárias, de um povo miscigenado e de uma diversidade cultural magnífica! Quantos rostos e jeitos de fazer Pastoral da Juventude temos nessas experiências desse mundo de Deus.

A PJ segue na partilha do pão, das experiências, da esperança. Mas é necessáro organizar essa partilha, e por isso, a cada três anos, realiza a sua Ampliada Nacional. A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) é a instância em que acontecem as deliberações, escolhas das diretrizes para ação e a caminhada. É a maior intância de consulta e deliberação da Pastoral da Juventude, e não se constitui como Assembleia por possuir um caráter mais ágil.

Em tempos de Páscoa, a Coordenação Nacional, Comissão Nacional de Assessores/as e a Secretaria Nacional da PJ divulgam o edital para Ampliada Nacional da PJ de 2017. O Edital tem por objetivo esclarecer aos Regionais interessados em acolher a ANPJ o processo a ser desencadeado para a candidatura de acolhida desta importante atividade na caminhada da Pastoral da Juventude. Deseja também apresentar quais as responsabilidades e competências cabem a cada uma das instâncias envolvidas.

Desejamos que todo o processo para a Ampliada Nacional da PJ, desde o período de consulta dos locais até o  último dia da Ampliada em 2017, seja permeado de todo o cuidado, serviço, no diálogo e construção coletiva. “Sonho que se sonha junto é realidade”, nos lembra Dom Hélder. Seguimos sonhando juntos e juntas!

Baixe aqui o edital e mobilize sua (Arqui)Diocese

Um abraço fraterno,

Aline Ogliari

Secretária Nacional da Pastoral da Juventude

Pela Coordenação Nacional e Comissão Nacional de Assessores/as

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress