Celebrando os 40 anos da PJ no Brasil sob 40 graus

      O calor de 40 graus das terras barés não foi tão forte quanto o calor o que aqueceu os corações de centenas de pjoteiras e pjoteiros que remaram com muito amor, determinação, alegria e fé nos rios da memória, da amizade, da luta e da libertação, rumo à Civilização do amor durante o 6º Encontrão de Pjoteiras e Pjoteiros da Arquidiocese de Manaus durante o ultimo fim de semana (21 e 22 de setembro). Mais de 500 jovens representando 101 grupos de base celebraram juntos nestes dois dias a memória dos 40 anos da Pastoral da Juventude.


     Embalados pelos sons dos poetas e poetizas da PJ do Norte 1 da banda Caboclos durante todo o encontro, começamos o sábado, dia 21 na quadra da Paróquia São Geraldo, com a presença de alguns pjoteiros e pjoteiras, que ajudaram as/os jovens a compreender o processo histórico da PJ no Brasil, no Regional Norte 1 e na nossa Arquidiocese. Estavam no painel da memória as/os pjoteiras/os: Dom Sérgio Castriani, cssp, Arcebispo de Manaus que também foi Bispo acompanhante da PJ no regional Norte 1 e assesssor da PJ em outros regionais, Ir. Maria de Oliveira Couto, msnm, membro da CNAPJ – Comissão Nacional de Assessores da PJ (2011 a 2014) e Assessora Arquidiocesana da PJ (2006/2007) e Emanuel Saraiva, Assessor Arquidiocesano da PJ (2000 a 2004) e do Regional Norte I (2004 a 2008), bem como pjoteiros/as que fazem a história na atualidade como Thiesco Crisóstomo, Secretário Nacional da PJ, Elayne Cristina, membro da Coordenação Nacional da PJ pelo Norte 1 e Ricardo Oliveira, membro da Coordenação Regional da PJ como suplente pela Arquidiocese de Manaus. Com a fala desses pjoteiros/as, as/os jovens presentes poderam enxergar um belo resgate da história da PJ, uma história tecida por muitas mãos e carregada de sonhos, desafios, memórias, e lutas. Terminando a noite com muitas músicas, que fazem parte destes 40 anos de história, como negro nagô, Zé Vicente, rock nacional, reggae, e muita música popular amazonense.

        O dia seguinte, dia do Senhor, nasce com um sol radiante, e cedo as pjoteiras e pjoteiros chegam ao Colégio LaSalle para continuar a festa com o Seminário sobre o Dia Nacional da Juventude (Tema: Juventude e Missão e com o lema: Jovem: levante-se, seja fermento) em que o secretário nacional da PJ de forma muito livre bateu um papo com todas/os as/os jovens presentes, esclarecendo dúvidas, motivando as/os jovens para assumir a missão. Após o seminário, as/os jovens participaram de oficinas propostas pelo encontrão, tratando sobre diversos temas, entre eles: cada Projeto Nacional da PJ, projeto de revitalização da PJ, lugares bíblicos, mistica e espiritualidade, etc. Como resultado destas oficinas, as/os jovens contribuíram para a construção de um subsídio de encontros de grupos de jovens que irá ajudar nossos jovens a conhecer melhor a proposta da Pastoral da Juventude, sua identidade, missão, mística e espiritualidade.
   
  
       E para mostrar que pjoteira e pjoteiro de verdade é de coragem, centenas de jovens enfrentaram o sol manauara numa linda caminhada atravessando a zona centro-oeste de Manaus, gritando “Chega de violência e extermínio de jovens!”, cantando, e celebrando a amizade, a vida e os 40 anos da PJ. Ao fim da caminhada celebramos juntos a santa missa, na paróquia São Geraldo, que também foi muito marcante, pela participação da juventude e pela homilia de Pe Bené, salesiano, um dos grandes acompanhantes da PJ da Arquidiocese de Manaus, que proferiu com extrema convicção “a Pastoral da Juventude é um grande sinal de Deus para toda a juventude”. É nessa certeza que vamos caminhando construindo os próximos 40 anos, seguindo Jesus Cristo rumo à Civilização do Amor.

 

 

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress