CELAM convoca equipe para revisar orientações da PJ no

Toda Igreja da América Latina é convocada para uma grande missão. Esta tarefa será assumida por cada grupo que acompanha atividades, com o objetivo para que, de fato, a missão seja tempo de anúncio da Boa Notícia para o continente.

 

Buscando revitalizar a PJ e no continente latino-americano, a animação da pastoral juvenil da Seção Juventude do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano) propõe um processo de revisão de atuação até 2011, envolvendo vários momentos e atividades. Dentre elas, o 16º Encontro de Responsáveis Nacionais de Pastoral de Juventude e o III Congresso Latino-Americano de Juventude.

 

Também foram convidadas pessoas que trabalharam em tempos diferenciados da Pastoral Juvenil para compor uma equipe que atualizará as orientações da Pastoral Juvenil Latino-Americana, conhecida como Civilização do Amor – Tarefa e Esperança. No Brasil, a edição é publicada pelas edições Paulinas. O grupo é composto por: Dalba – Panamá, Rosemarie – Bolívia, Pe. Alexis – Costa Rica, Pe. German – Colômbia, Norelis – Venezuela e Carmem e Clemildo – Brasil).

 

Este é, inicialmente, um tempo para fazer todas as perguntas, compreender o que se espera do grupo e qual será a sua tarefa no processo desencadeado pela formação desta equipe latino-americana.

 

O objetivo é REVITALIZAR a Pastoral da Juventude no continente latino-americano à luz do convite da Conferência Episcopal de Aparecida do Norte – SP, que tratou o tema do discipulado em missão em nosso continente. Com essa tarefa, o processo é mais amplo do que somente atualizar as orientações à luz do caminho feito pela PJ e das propostas do documento de Aparecida.

 

A equipe foi convidada a assessorar o processo e foi elaborado um caminho para que fique claro para todos/as como se posicionar, como país, a partir dos serviços de evangelização desenvolvidos junto à juventude.

 

Esse caminho será traduzido para português para que possa ser assumido na Igreja do Brasil. A reunião aconteceu dos dias 31 de agosto a 03 de setembro de 2008, em Bogotá. Carmem Lucia Teixeira participou da equipe, representando o Brasil, convidada pela equipe latino-americana para integrar a Região Cone Sul da PJ Latino-Americana.

 

Carmem Lucia Teixeira

Setor de Comunicação, Documentação e Pesquisa da CAJU

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.